A cidade de Caetité, no Alto Sertão da Bahia, foi palco de uma celebração dos tradicionais Ternos de Reis, na última quinta-feira, 5 de setembro, marcando o lançamento da exposição “Reiseiros, vida de sorte e saúde – A Exposição”. O evento ocorreu no Museu do Alto Sertão da Bahia (Masb) e foi organizado pela produtora Olho de Peixe, liderada por Sabrina Alves e Cristiano Britto.
A exposição traz uma abordagem multilinguagem sobre essa manifestação cultural e religiosa. A mostra é o quinto produto cultural do projeto Trilha de Reis, que já havia lançado a websérie “Reiseiros, vida de sorte e saúde”, um livro de 128 páginas com o mesmo nome, e o documentário “Tudo tem um Tempo”, em 2018. Durante a pandemia, em 2021, o projeto também realizou o Giro Virtual, com apoio da Lei Aldir Blanc.
Agora, a amostra oferece ao público uma nova perspectiva sobre a tradição, por meio de fotografias e outras formas de expressão artística. Na exposição, o visitante poderá conhecer a fé e a devoção presentes nos reisados da região.
Através da fotografia e intervenções audiovisuais, a mostra reúne textos, objetos dos próprios reiseiros e das casas visitadas durante o “giro dos reisados” – uma peregrinação de seis dias, onde os grupos visitam famílias locais, levando mensagens de fé e votos de saúde.
O destaque da obra é o conjunto de cerca de 60 imagens, sendo mais da metade inéditas, capturadas pelo fotógrafo Ricardo Prado, conhecido por seu trabalho de documentação das expressões artísticas e religiosas da Bahia. As fotografias revelam a beleza e a profundidade dos Ternos de Reis, conectando os visitantes com essa rica tradição popular.
A exposição “Reiseiros, vida de sorte e saúde” conta com o apoio institucional do Masb, da Prefeitura de Caetité, além do patrocínio da Neoenergia Coelba e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, da Secretaria de Cultura e da Secretaria da Fazenda. A mostra estará disponível até o dia 6 de dezembro no Museu do Alto Sertão.
SERVIÇO:
O Quê: “Reiseiros, vida de sorte e saúde – A Exposição”
Onde: Museu do Alto Sertão da Bahia (Masb), em Caetité
Data: Até o dia 6 de dezembro
Entrada: Gratuita
Mais Informações: www.reiseiros.com.br