O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou na última quarta-feira, 11 de setembro, os editais do processo seletivo para ingresso no ano letivo de 2025 nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma integrada, e para admissão nos cursos técnicos subsequentes ao Nível Médio.
No total, estão sendo ofertadas 5.375 vagas distribuídas por 22 cidades baianas que contam com campi do Instituto. Destas, 3.295 vagas são para cursos integrados e 2.080 para os subsequentes. Na edição deste ano, o campus Ubaitaba oferta 70 vagas para o curso técnico de Informática, na modalidade integrada.
Cursos Integrados terão prova em dezembro
O processo para ingresso nos cursos integrados é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no IFBA, tenham concluído o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série / 1º ao 9º ano).
As inscrições têm início no próximo dia 17 de setembro e poderão ser feitas até o dia 04 de outubro, exclusivamente, via internet. Será cobrada a taxa de inscrição para o ingresso nos cursos integrados, no valor de R$ 60,00 (sessenta reais).
Estudantes que atenderem aos requisitos definidos no edital poderão solicitar a isenção total da taxa. Para auxiliar os candidatos que desejam solicitar a isenção, o edital traz um modelo para solicitar isenção da taxa de inscrição por declaração.
O período para solicitar isenção da taxa de inscrição e realizar o envio de documentos comprobatórios informados no edital vai de 17 de setembro até o dia 04 de outubro, mesmo prazo em que será possível solicitar o uso do nome social e fazer o envio dos documentos comprobatórios, também listados no texto do edital.
Informações sobre documentação necessária para realizar a inscrição, os cursos integrados ofertados em cada um dos campi do IFBA, os parâmetros da distribuição de vagas pela Lei de Cotas, entre outras, estão detalhadas no edital específico para ingresso nos cursos integrados.
A aplicação da prova será realizada no dia 01 de dezembro de 2024, conforme Edital para Ingresso de Estudantes – Cursos Integrados. A prova terá exclusivamente questões objetivas das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Cursos Subsequentes terão ingresso por meio de sorteio eletrônico
O ingresso nos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma de oferta Subsequente em 2025 é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no Instituto Federal da Bahia, tenham concluído o Ensino Médio (1º ao 3º ano).
A seleção dos candidatos para os Cursos Técnicos Subsequentes para ingresso em 2025 será realizada por meio de sorteio eletrônico. O sorteio das 2.080 vagas para os cursos subsequentes será realizado no dia 03 de dezembro de 2024, ocorrerá virtualmente através de transmissão pela internet, no canal da TV IFBA no Youtube, no horário a ser estabelecido e divulgado no site da instituição.
O resultado definitivo dos sorteios está previsto para o dia 10 de janeiro de 2025, conforme cronograma do edital.
Será cobrada a taxa de inscrição para o ingresso nos cursos subsequentes no valor de R$ 60,00 (sessenta reais). Estudantes que atenderem aos requisitos definidos no edital poderão solicitar a isenção total da taxa. Para auxiliar os candidatos que desejam solicitar a isenção, o edital traz um modelo para solicitar isenção da taxa de inscrição por declaração.
O período para solicitar isenção da taxa de inscrição e realizar o envio de documentos comprobatórios informados no edital vai de 17 de setembro até o dia 04 de outubro de 2024, mesmo prazo em que será possível solicitar o uso do nome social e fazer o envio dos documentos comprobatórios, também listados no texto do edital.
Para realizar a inscrição é obrigatório que o(a) candidato(a) tenha conta ativa de e-mail, pelo qual poderão ser realizadas comunicações e a recuperação de senha de acesso ao sistema online de inscrição, cujo link é informado no edital.
Informações sobre documentação necessária para realizar a inscrição, os cursos subsequentes ofertados em cada campus, os parâmetros da distribuição de vagas pela Lei de Cotas, cotas de vagas para pessoas com deficiência (PCDs) e quilombolas, entre outras, estão detalhadas no edital.