Pronatec Mulheres Mil inscreve até dia 18 para 350 vagas em Lauro de Freitas e Salvador

As inscrições para os cursos de qualificação profissional, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Mulheres Mil, começaram nesta quinta-feira, 12 de setembro. As candidatas interessadas podem se inscrever gratuitamente até o dia 18 de setembro através do Portal da Educação.

A iniciativa, promovida pela Secretaria da Educação (SEC), busca ampliar o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade ao mercado de trabalho. As aulas estão previstas para iniciar em 8 de outubro de 2024.

O Pronatec Mulheres Mil é uma política estruturante voltada para a Educação Profissional e Tecnológica na Bahia, realizada em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). O programa tem o objetivo de oferecer oportunidades educacionais e de inclusão social para mulheres, visando a melhoria das condições de vida através da formação profissional.

Nesta edição, serão disponibilizadas 350 vagas em sete cursos gratuitos, que serão oferecidos nos municípios de Lauro de Freitas e Salvador. Os cursos são: Artesã de Biojóias, Artesã de Bordado à Mão, Manicure e Pedicure, Maquiadora, Microempreendedora Individual (MEI), Recepcionista e Salgadeira.

Para participar, as candidatas devem se autodeclarar do gênero feminino (cisgênero, transgênero ou travesti), ter no mínimo 16 anos, residir na Bahia, e estar em situação de baixa renda. Além disso, é necessário possuir CPF e não estar inscrita em outro programa financiado pelo Pronatec ou equivalente.

O processo de seleção será realizado por meio de um Sorteio Eletrônico, com caráter classificatório, marcado para o dia 19 de setembro após inscrição no portal. A lista das candidatas selecionadas será publicada no Portal da SEC no dia 20 de setembro. As candidatas aprovadas deverão comparecer à unidade escolar onde o curso será oferecido entre os dias 24 e 26 de setembro para apresentar a documentação necessária e formalizar a matrícula.

A Agência Sertão ressalta que não recebe currículos nem intermedia contratações, limitando-se apenas à divulgação de oportunidades de emprego, estágios, concursos públicos e qualificações profissionais. Mais informações podem ser encontradas no Guia de Oportunidades da agência.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile