22.9 C
Guanambi
19 C
Vitória da Conquista

PRF resgatou 1,1 mil aves silvestres transportadas ilegalmente em Jequié

Mais Lidas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão significativa de aves silvestres durante uma fiscalização de rotina na BR-116, no km 677, em Jequié, no sudoeste da Bahia. Caso aconteceu na manhã da quinta-feira, 12 de setembro, Aproximadamente 1.100 aves foram encontradas e apreendidas em dois veículos abordados pela equipe da PRF.

Durante a operação, os agentes da Polícia Rodoviária abordaram dois veículos, um deles era modelo Siena e outro modelo HB20, ambos com indícios de transporte ilegal de fauna. No primeiro, a presença de gaiolas e equipamentos para captura de aves levantou suspeitas. A inspeção do HB20 revelou cerca de 25 gaiolas contendo aves de diversas espécies, incluindo canário-da-terra, papa-capim, trinca-ferro e pássaro preto.

As aves estavam aprisionadas e amontoadas em gaiolas pequenas, e em embalagens para guardar leite, em um local escuro e sem ventilação. A PRF informou que os pássaros apresentavam sinais de maus tratos e má higiene.

O motorista do HB20 admitiu ter adquirido os animais no interior de Goiás, com destino final na cidade de Caruaru, em Pernambuco para comercialização.  O condutor do Siena também confirmou que estava realizando o mesmo trajeto, colaborando no transporte ilegal das aves.

A dupla confessou para polícia que não possuía autorização e guia de transporte para criação e que lucrariam em torno de R$ 15 mil com as vendas ilegais. Nove pássaros foram encontrados mortos durante resgate.

Ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Judiciária e foram enquadrados no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que proíbe a captura e comercialização de animais silvestres sem autorização. Essa é a maior ocorrência de resgate de pássaros neste ano.

No total, foram 1.067 pássaros apreendidos, que foram encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para receberem os cuidados necessários.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas