O Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), promove nesta terça-feira, 17 de setembro, a partir das 21 horas (horário de Brasília), a transmissão ao vivo do eclipse parcial da Lua.
O evento, parte do projeto “O Céu em Sua Casa: observação remota”, será visível em várias regiões do mundo, inclusive no Brasil.
A transmissão será conduzida pela astrônoma do ON, Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (Dicop/ON). Ela explica que um eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte da Lua passa pela sombra escura da Terra, conforme explica a astrônoma do Observatório Nacional, Dra. Josina Nascimento:
“A penumbra é uma sombra mais clara, que ainda recebe um pouco de luz do Sol, então, quando a Lua está na penumbra (seja totalmente na penumbra ou parcialmente na penumbra) não se percebe nenhuma mudança a olho nu (sem o uso de instrumentos).A essa fase chamamos de fase penumbral. Há eclipses que são somente penumbrais. Ou seja, a Lua penetra na penumbra e depois sai da penumbra.”
Os interessados também podem observar o eclipse diretamente do céu, dependendo das condições climáticas, sem necessidade de equipamentos especiais para a observação. Por meio da transmissão online o fenômeno será registrado e exibido com imagens detalhadas da lua.
Como o eclipse visível a olho nu é o eclipse parcial, que só começa às 23h12, a Lua vai estar bem alta no céu para todo o Brasil, o que facilita ainda mais a observação.
Cronograma do Eclipse:
- Início do eclipse penumbral: 21:41:07
- Início do eclipse parcial: 23:12:58
- Máximo do eclipse parcial: 23:44:18
- Fim do eclipse parcial: 00:15:38 no dia 18
- Fim do eclipse penumbral: 01:47:27 no dia 18
Também participarão da live os parceiros: Marcelo Domingues (Clube de Astronomia de Brasília – Casb); Aluisio Amorim (Graviton Scientific Society de Teresina/PI – GSS); Gabriel Hickel (Universidade Federal de Itajubá – Unifei); Renata Dias Martins (Escola Militar Tiradentes / Sinop Mato Grosso); Mariângela de Oliveira-Abans (Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA); Dermeval Neto e Heliomárzio (Observatório Ferrúccio Ginelli da Seara da Ciência – UFC); Emerson (Museu do Eclipse); Paulo Regis (Clube de Astronomia de Fortaleza – Casf)
Visualização do Eclipse
Este evento é uma oportunidade para promover o conhecimento científico e a educação astronômica. Ele ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra, permitindo observações da dinâmica entre a Terra, o Sol e a Lua.
Para mais informações sobre como acessar a transmissão ao vivo e outros detalhes, visite o site do Observatório Nacional ou as plataformas associadas ao evento.
O próximo evento notável será o eclipse anular do Sol em 2 de outubro, que também contará com transmissão ao vivo pelo Observatório Nacional.