Nesta segunda-feira, 16 de setembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou o Informativo Meteorológico nº 25/2024, com a previsão meteorológica para todas as regiões do país até a próxima segunda-feira, dia 23.
O documento indica condições distintas de tempo em várias regiões do Brasil. O destaque vai para as regiões Sul e Norte, que devem registrar chuvas significativas, enquanto as demais áreas do país enfrentarão temperaturas elevadas e clima seco.
Desde 24 de junho que o órgão não publicava o documento. À época, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado de São Paulo (Sindesf-SP) informou que o Inmet está sem condições de continuar suas atividades em 2024 e que o órgão está em situação precária e, que falta pessoal para trabalho, pois houve “demissões de quadro operacional em meio à crise climática”.
Além disso, o boletim divulgado nesta segunda-feira após o hiato, saiu de forma incompleta, sem a previsão estendida de 15 dias, como tradicionalmente ocorre.
Previsão de chuvas
Na Região Sul, são esperadas precipitações intensas, especialmente no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. O volume de chuva pode ultrapassar 70 mm no final da semana, devido à passagem de uma frente fria, com maior intensidade a partir do dia 20 de setembro.
Já na Região Norte, pancadas de chuva são previstas em áreas do noroeste do Amazonas e Pará, com acumulados que podem superar os 50 mm, causadas por instabilidades associadas ao calor e à alta umidade. No entanto, outras áreas da região devem permanecer sem chuvas significativas.
Por outro lado, a Região Nordeste enfrentará mais uma semana de tempo quente e seco, sem previsão de chuvas significativas. Essa condição também será predominante no Centro-Oeste, com exceção de áreas isoladas no sul do Mato Grosso do Sul, que podem registrar chuvas esparsas.
Na Região Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro poderão ter chuvas entre segunda e terça-feira, resultado de um sistema frontal que se desloca em direção ao oceano. Nas demais áreas da região, o clima permanecerá seco e quente.
Temperaturas
As temperaturas continuarão elevadas em boa parte do Brasil, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, onde as máximas podem ultrapassar os 39°C. Essa condição será acompanhada de baixos índices de umidade relativa do ar, reforçando a necessidade de atenção às condições climáticas e à hidratação.
Na Região Sul e no leste de São Paulo, espera-se uma leve queda nas temperaturas devido à alta pressão pós-frontal, que trará um clima mais ameno no início da semana. Já nas áreas serranas entre Pernambuco e o norte de Minas Gerais, as temperaturas mínimas podem ficar abaixo dos 18°C.
Condições observadas
Entre os dias 11 e 15 de setembro, o Sul do país já registrou chuvas intensas, com acumulados superiores a 70 mm em alguns locais, como Dois Vizinhos (PR) e Bom Jardim da Serra (SC). Em contrapartida, grande parte do Brasil enfrentou temperaturas acima de 38°C, com destaque para Cuiabá (MT), que atingiu 41,5°C.
A previsão para os próximos dias ressalta a continuidade dessas condições extremas, com chuvas concentradas no Sul e Norte e calor predominante em outras regiões.
Confira o Informativo Meteorológico nº 25/2024 na íntegra