IF Baiano oferta 230 vagas para cursos de qualificação gratuitos em Uruçuca

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Uruçuca, por meio da pró-reitoria de Extensão, publicou um edital com 230 vagas em cursos de Formação Inicial e/ou Continuada (FIC), que consistem em cursos de qualificação, formação e de aperfeiçoamento profissional, de curta duração.

As inscrições são gratuitas e ocorrem até 22 de setembro, através do formulário digital. Para realizar a inscrição e matrícula, os candidatos deverão preencher todos os dados requeridos no formulário de inscrição, inclusive, anexar ou/e entregar a cópia do documento de identidade, no formato JPG ou PDF, além de estar de acordo e atender as exigências e requisitos do edital.

As 230 vagas foram distribuídas entre os cursos FIC de Operador de Drones (20 vagas), Meliponicultura Básica (60), Preparador de Chocolate (20), Qualificação para recepcionista em Meios de Hospedagem (30), Informática Básica (20), Introdução à Metodologia Científica (40), Curso Básico de Libras I e Fotografia Digital (40).

Os cursos são gratuitos e não possuem taxa de inscrição. O candidato deve realizar apenas uma inscrição por curso, caso efetive mais de uma inscrição, será considerada como inscrição válida a última efetuada.

A seleção dos candidatos aos cursos ofertados será realizada por ordem de inscrição, considerando data e hora de inscrição. Saiba mais sobre os objetivos e público-alvo dos cursos:

Operador de Drones: O objetivo geral do curso “Operador de Drones” é capacitar os alunos a atuarem como pilotos em operações de voo realizados com drone, cumprindo com o disposto na legislação brasileira que regulamenta o acesso ao espaço aéreo. Público alvo: estudantes e/ou trabalhadores que tenham o Ensino Fundamental Incompleto.

Meliponicultura Básica: Tem como objetivo proporcionar aos agricultores familiares uma nova alternativa de renda, bem como também a conscientização para a importância das abelhas no meio ambiente como uma forma de preservação ambiental, influenciando na economia e desenvolvimento local e na diminuição da taxa de êxodo rural dos municípios. Público alvo: produtores rurais

Preparador de Chocolate: O objetivo do curso é capacitar os participantes para atuarem no processo de fabricação de chocolate. Público alvo Público-alvo: estudantes e/ou trabalhadores que tenham o Ensino Fundamental Incompleto.

Qualificação para recepcionista em Meios de Hospedagem: O curso tem como objetivo do curso qualificar o público alvo a recepcionar e acolher pessoas em meios de hospedagem. Formar profissionais aptos a operacionalizar os espaços e serviços do setor de recepção em meios de hospedagem. Público-alvo: estudantes e/ou trabalhadores que tenham o Ensino Fundamental Incompleto.

Informática Básica: O objetivo do curso é possibilitar a compreensão dos conceitos básicos de informática, adquirindo conhecimento necessário para o entendimento teórico sobre hardware, software e seus processos, explicando o funcionamento de cada um, bem como a diferença entre as duas partes discutidas. Além disso, adquirir conhecimento básico sobre o funcionamento de redes, apresentando componentes necessários para a criação de conexões, com a finalidade de obter comunicação para trocas e compartilhamento de dados. Público-alvo: estudantes e/ou trabalhadores que tenham o Ensino Fundamental Incompleto.

Introdução à Metodologia da Pesquisa Científica: Tem como objetivo conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico. Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Elaborar e desenvolver trabalhos científicos obedecendo às orientações e normas vigentes nas Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil e na Associação Brasileira de Normas Técnicas. Público-alvo: estudantes e/ ou trabalhadores que tenham o Ensino Médio Incompleto ou completo

Curso Básico de Libras I: O objetivo do curso é proporcionar aos alunos conhecimentos da Língua Brasileira de Sinais, em nível básico, para a comunicação com pessoas surdas, usuárias da Libras. Público-alvo: estudantes e/ou trabalhadores que tenham o Ensino Médio Incompleto.

Fotografia Digital: O intuito do curso é desenvolver conhecimentos básicos sobre a linguagem fotográfica; Obter um olhar sensível sobre o universo que nos cerca, percebendo-o de maneira mais intuitiva, estabelecendo valor e importância aos detalhes e elementos do cotidiano a fim de registrá-los em fotografia. Público-alvo: estudantes e/ou trabalhadores que tenham o Ensino Médio Incompleto.

Para mais informações, acesse o edital.

*Com informações do IF Baiano

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile