O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abriu um processo seletivo simplificado para contratação de agentes temporários ambientais.
Ao todo, serão preenchidas 13 vagas para atuação no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, localizado em Porto Seguro, na Bahia, além de formação de cadastro reserva com até seis vezes o número de vagas.
Os agentes contratados terão como principais atribuições o apoio à gestão das unidades de conservação, incluindo atividades como monitoramento patrimonial, apoio administrativo e operacional, atendimento ao público, controle de acesso, e outras funções auxiliares relacionadas à organização e manutenção das unidades.
O contrato terá duração de 24 meses, com remuneração de um salário-mínimo, acrescido de auxílios legais, como alimentação, transporte e pré-escolar.
O regime de trabalho também pode incluir jornadas flexíveis, conforme a demanda do parque, podendo ser diurna ou noturna, com escalas de revezamento, garantindo apoio integral às atividades do ICMBio.
As 13 vagas disponíveis são destinadas à cidade de Porto Seguro, na Bahia, onde os contratados desempenharão as funções no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal.
Como se inscrever
A inscrição segue aberta até segunda-feira (23) e é isenta de taxa. Pode ser realizada presencialmente Base Avançada do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, localizada na BR 498, Km 0, em Porto Seguro/BA, de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 16h. Outra alternativa é por meio do e-mail parquemontepascoal@icmbio.gov.br.
De acordo o edital, é necessário o preenchimento da ficha de inscrição e cada candidato, deve informar os documentos pessoais, tipagem sanguínea, atestado médico, comprovante de escolaridade e certidões de antecedentes criminais.
Seleção
O processo seletivo simplificado ocorrerá em duas etapas. A primeira fase é composta de Testes de Aptidão Física (TAF) e habilidades e uso de ferramentas agrícolas e a segunda etapa será o Teste de Avaliação Escrita (TEA).
Os TAF e TEA serão realizados na Base Avançada do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal.
Ainda segundo o edital, os candidatos devem ter disponibilidade para viagens a trabalho e declarar tal disponibilidade no formulário de inscrição.
ATA ou Brigadista
O agente temporário ambiental é um servidor público temporário contratado via processo seletivo simplificado. Eles podem atuar como agentes de apoio ao monitoramento patrimonial e ambiental; apoio à gestão de unidades de conservação; agentes de apoio à fiscalização ambiental e agentes de apoio ao uso público. Os agentes temporários ambientais contratados na temática apoio à prevenção e combate a incêndios precisam passar por curso formativo de brigada de incêndio.