Cidadãos e servidores públicos baianos das mais diversas esferas agora têm à disposição um catálogo com 136 cursos virtuais, gratuitos, na área de administração pública, selecionados pelo governo estadual, com conteúdos que vão desde licitação até transformação digital.
Trata-se da página EV.G Saeb, um ambiente hospedado dentro do portal da Escola Virtual do Governo (EV.G), do governo federal, e que foi especialmente customizado para a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) com o objetivo de atender às necessidades de capacitação a nível local.
Resultado de uma parceria da Saeb com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a iniciativa integra a execução na Bahia do Programa Nacional de Gestão e Inovação. A ação visa facilitar o acesso do Estado e dos 417 municípios baianos às soluções de gestão desenvolvidas pelo governo federal.
O objetivo da página da EV.G Saeb é fomentar o acesso da população baiana, de forma mais ampla, aos conteúdos de capacitação produzidos pela Escola Nacional da Administração Pública (Enap).
“Hoje, muitos dos servidores estaduais atuam no interior e têm dificuldade de acesso aos treinamentos que promovemos em Salvador. Com a página da Escola Virtual, a estratégia é ampliar as capacitações em todos os territórios de identidade da Bahia”, explica Elianna Rebouças, da Coordenação de Desenvolvimento e Valorização do Servidor da Saeb.
Percorrendo a página da EVG Saeb, os servidores dos municípios têm à sua disposição os cursos virtuais SEI Usar e SEI Administrar, essenciais em processos de implantação do sistema. Para além do funcionalismo estadual, a iniciativa visa atingir, também, o cidadão comum interessado em conhecer mais sobre gestão pública, além dos servidores municipais.
Promovidos de forma assíncrona, por meio de videoaulas previamente gravadas, os treinamentos desenvolvidos pela Enap para a Escola Virtual de Governo podem ser acompanhados pelos alunos, livremente, nas datas e horários de sua conveniência.
Só na área de inovação e transformação digital, são 29 diferentes cursos, abordando, por exemplo, conteúdos como Design Thinking, Inteligência Artificial e Gamificação. Isso sem falar nos treinamentos voltados para temas como compras públicas, planejamento estratégico, gestão de equipes e até “mulheres na liderança”.
A curadoria foi realizada pela Coordenação de Desenvolvimento e Valorização do Servidor, em parceria com a Superintendência de Gestão e Inovação da Saeb.