Dois grupos de estudantes baianos estão participando da 55ª Jornada de Foguetes de segunda a sexta-feira, 16 até 20 de setembro, um evento que proporciona a exploração prática e teórica nas áreas de Ciências e Tecnologia. Ao mesmo tempo, outros alunos representam o estado na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), realizada em Santa Catarina. As iniciativas visam destacar o potencial inovador da juventude baiana em competições nacionais.
Na Febic, os alunos do Colégio Estadual Antônio Batista, de Candiba, apresentam projetos inovadores, como “Análise da eficiência do extrato de plantas nativas da Caatinga como larvicida natural” e “Desenvolvimento do Life App”, que visa garantir qualidade de vida em saúde física, mental e social. Outros projetos, como “Silenced Flowers”, que aborda os desafios menstruais enfrentados por adolescentes, e “Sabonete natural à base de Melão-de-São Caetano”, também chamam a atenção. A participação de alunos do Colégio Carlos Valadares, em Santa Bárbara, enriquece ainda mais o evento.
Os estudantes José Candido da Conceição Junior e Érica Farias de Souza, do Colégio Estadual do Campo de Ibititá, representam o Núcleo Territorial de Educação de Irecê (NTE 1). Por sua vez, Ítalo Dórea do Sacramento e Síntia dos Santos Maia, do Colégio Estadual Ademiro Vilas Boas, de São Miguel das Matas, competem sob a orientação do professor Joelson Santana Ribeiro, representando o Núcleo Territorial de Educação do Vale do Jiquiriçá (NTE 9). A participação em eventos desse tipo é uma oportunidade única para os alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Caio Rabelo Marques, aluno do Colégio Estadual do Campo de Ibititá, expressou sua emoção ao participar da jornada. Para ele, “participar deste evento está sendo uma sensação única e uma experiência inesquecível. Nunca imaginei chegar tão longe com algo que parecia ser apenas uma brincadeira de colégio.”