No próximo sábado, 21 de setembro, será comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea (World Marrow Donor Day – WMDD), uma data criada pela Associação Mundial de Doadores de Medula (WMDA) para homenagear os doadores e promover a conscientização sobre a importância desse ato.
Este ano, a data celebra seu 10º aniversário com campanhas globais que incentivam a doação e o compartilhamento de histórias entre doadores e receptores. Para marcar a data, a Fundação Hemoba intensifica a campanha “Faça parte do time” na Bahia, promovendo o cadastro de novos doadores.
Segundo informações obtidas pelo Portal de Notícias do Estado da Bahia (GOVBA), doações entre indivíduos não aparentados são raras, com uma média de 1 em 100 mil. No entanto, quando ocorrem, podem salvar vidas. Um exemplo inspirador de doação é o de Alan Fraga, morador de Salvador, que doou medula óssea para Rodrigo Kovacs. Rodrigo teve o transplante realizado após ser diagnosticado com um linfoma no mediastino.
Na Bahia, de janeiro a agosto de 2024, 6.035 pessoas se cadastraram como doadores. A meta é que seja alcançado 9.244 cadastros até o final do ano, conforme o Ministério da Saúde. As informações dos doadores são registradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), que possui mais de 5,7 milhões de doadores cadastrados no Brasil, sendo 218 mil na Bahia.
A doação de medula óssea é crucial no tratamento de doenças que afetam a produção de células sanguíneas, como leucemias e linfomas. Para se cadastrar, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não apresentar doenças graves. Em Salvador, há várias unidades fixas e móveis para o cadastro.
Mais informações disponíveis no site da Hemoba.
Confira os locais e horários:
- Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba): funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30.
- Hospital do Subúrbio: atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
- Hospital Ana Nery: funciona de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.
- Hospital Roberto Santos: disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
- Hospital Santo Antônio (OSID): aberto de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.