Inmet divulgou previsão para o mês e outubro em todo o país

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou sua previsão climática para o mês de outubro de 2024, indicando chuvas acima da média em várias regiões do Brasil. O fenômeno deve afetar, em especial, grande parte da Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e o sul dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais (tons em azul no mapa da Figura 1a). A expectativa é de que, na segunda quinzena de outubro, as chuvas retornem gradualmente para a parte central do país.

No sudoeste do Amazonas e Pará, e no norte de Rondônia, também é esperado um volume de chuva superior à média, enquanto regiões do Nordeste, norte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará devem registrar precipitações próximas e abaixo da média climatológica (tons em cinza e amarelo no mapa Figura 1a).

A previsão de pouca chuva para o centro-norte, por exemplo, pode reduzir a umidade do solo, especialmente na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), causando possíveis impactos nas principais culturas. Por outro lado, a redução das chuvas no norte das regiões Centro-Oeste e Sudeste pode beneficiar a finalização da colheita de algodão e feijão da terceira safra.

Já as áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, onde o retorno gradual das chuvas está previsto, podem se beneficiar no início do plantio das culturas de verão. Na Região Sul, as chuvas acima da média esperadas são vistas como positivas para o desenvolvimento da safra 2024/2025, proporcionando condições favoráveis ao início do plantio.

Temperaturas elevadas podem causar preocupações

Em relação às temperaturas, o Inmet projeta valores acima da média em grande parte do Brasil (tons em laranja no mapa da Figura 1b), com possibilidade de dias de calor intenso, principalmente em áreas como Mato Grosso, oeste da Bahia, Piauí e Maranhão, onde as temperaturas podem ultrapassar os 28ºC.

Em algumas regiões, como o leste de Pernambuco, Rio Grande do Norte, sudeste do Amazonas, sudoeste de São Paulo e parte do Paraná e Santa Catarina, devem registrar temperaturas próximas à média (tons em cinza no mapa da Figura 1b).

No Rio Grande do Sul e em áreas pontuais de Santa Catarina e Paraná, as temperaturas podem ficar abaixo da média (tons em azul da Figura 1b), com valores inferiores a 17ºC em áreas de maior altitude nas regiões Sul e Sudeste.

Mapas
Figura 1: Previsão de anomalias de (a) precipitação e (b) temperatura média do ar do modelo climático do INMET, para o mês de outubro de 2024.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/inmet.oficial/
Facebook: https://www.facebook.com/INMETBR
Youtube: http://www.youtube.com/INMETOFICIAL

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile