Um vídeo gravado na zona rural de Uauá, na Região de Juazeiro, tem ganhado destaque nas redes sociais. Nas imagens, um criador documentou o comportamento inusitado de uma de suas galinhas, que canta e age com agressividade, de forma semelhante a um galo.
O autor do vídeo, conhecido como Gerbinho, enviou as imagens ao biólogo Henrique, influenciador digital com milhões de seguidores nas redes sociais, especializado em questões ambientais.
Segundo Henrique, esse tipo de comportamento é raro e possivelmente causado por uma alteração hormonal na galinha. Entre as causas apontadas, o biólogo mencionou o possível excesso de fungos na ração oferecida ao animal ou a presença de tumores e cistos nos ovários.
Essas alterações podem reduzir a produção de hormônios femininos e aumentar a presença de hormônios masculinos, o que explica o comportamento atípico. Além disso, essa condição geralmente interrompe a produção de ovos.
Henrique também esclareceu que, embora existam casos de animais intersexo na natureza, este não parece ser o caso, pois o vídeo indica que a galinha está em fase reprodutiva, com pintinhos ao seu redor.
As alterações hormonais podem ser causadas por uma série de fatores ambientais e genéticos. Essas mudanças podem ocorrer naturalmente com a idade ou por influências externas, como a qualidade da alimentação e o ambiente em que o animal vive.
Veja o vídeo com a análise do biólogo