Campanha Outubro Rosa realiza mamografia de graça

A partir desta terça-feira, 1º de outubro, o Governo do Estado da Bahia dá início à campanha Outubro Rosa, com foco na conscientização e no diagnóstico precoce do câncer de mama.

A abertura da ação será marcada pela realização de 1.085 mamografias na Arena Fonte Nova, em Salvador, onde oito unidades móveis estarão disponíveis exclusivamente para a realização dos exames em mulheres entre 40 e 69 anos. Até o final do mês, a expectativa é de que cerca de 30 mil mamografias sejam ofertadas em todo o estado.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, enfatizou a importância do mês de outubro para a conscientização sobre a saúde da mulher. “Teremos uma grande ação na Arena Fonte Nova, que será expandida para diversos pontos de Salvador e também para o interior do estado”, declarou. Até agora, mais de 9.400 mulheres já garantiram seus exames por meio do agendamento online, segundo informações da Secretária da Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

Para realizar o exame, é necessário que as mulheres façam o agendamento no site oficial da campanha Outubro Rosa, onde podem selecionar o local, além da data e o turno mais conveniente. As pacientes devem atender aos critérios de elegibilidade: ter entre 40 e 69 anos, não ter realizado mamografia no último ano e não ter passado por cirurgia de mama. No dia do exame, é obrigatório apresentar RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

No interior do estado, as Policlínicas Regionais de Saúde em cidades como Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, Jequié, Feira de Santana, Alagoinhas, entre outras, oferecerão vagas extras para exames de mamografia, em parceria com os municípios consorciados.
Além disso, os hospitais estaduais localizados em Jequié, Vitória da Conquista e Guanambi, que fazem parte da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem, também disponibilizarão exames adicionais e promoverão ações educativas, com a oferta total de 90 exames.

Com essa mobilização, o Governo da Bahia reforça seu compromisso com a saúde da mulher e com a luta contra o câncer de mama, uma das principais causas de mortalidade entre as mulheres no Brasil. A ação inclui a participação de várias unidades de saúde do estado e visa facilitar o acesso da população feminina a serviços de saúde essenciais durante o mês de conscientização.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile