29.3 C
Guanambi
24 C
Vitória da Conquista

Equipe do Cetas resgatou sucuri de quase cinco metros na Bahia

Mais Lidas

Uma sucuri-verde (Eunectes murinus), de aproximadamente cinco metros e 82 quilos, foi resgatada na última quinta-feira (26) pela equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), ligado ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

O animal foi encontrado nas dependências de um hotel no Litoral Norte da Bahia, após ser avistado por funcionários do estabelecimento.

O resgate foi acionado pelo Disque Fauna do Inema, e a equipe do Cetas se deslocou rapidamente para o local. Utilizando técnicas especializadas, a captura foi realizada de forma segura, sem riscos para o animal ou para as pessoas envolvidas.

O veterinário Paulo Bahiano, do Cetas/Inema, afirmou que a sucuri está recebendo todos os cuidados necessários antes de ser reintroduzida à natureza. “Apesar de estar em boas condições de saúde, a equipe fez exames completos para garantir o bem-estar do animal, que será monitorado até sua reintrodução em um habitat seguro e compatível”, explicou.

A sucuri-verde é uma das maiores serpentes do mundo e habita áreas alagadas e rios. Segundo o biólogo Haeliton Cerqueira, o exemplar resgatado é um macho adulto de 4,93 metros. Ele destacou que, apesar do tamanho, a sucuri não oferece perigo aos humanos, já que sua dieta é composta por pequenos animais, como roedores e aves. “É um animal reservado, que vive em regiões próximas a rios e lagoas”, acrescentou.

O biólogo também alertou a população para não tentar capturar animais silvestres por conta própria e acionar as autoridades ambientais, como o Cetas, quando necessário. Ele ressaltou a importância de respeitar os espaços e habitats naturais das espécies, que desempenham papéis essenciais nos ecossistemas.

As sucuris são encontradas em diferentes biomas do Brasil, incluindo Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, vivendo cerca de 30 anos e apresentando variações de cor que vão do verde-oliva ao marrom.

Sucuri
Foto: Ascom | Sema

Disque Fauna (Resgate)

Se encontrar animal silvestre ferido, fora de seu habitat natural, andando por rodovias, praças e residências, ou quiser fazer uma entrega voluntária, solicite imediatamente o resgate através do WhatsApp do Cetas (71) 99661-3998.

Cetas/Inema

Com unidades em Salvador e Cruz das Almas, o Cetas/Inema também recebe animais por meio de entregas voluntárias, apreensões resultantes de fiscalizações e resgates de vítimas de maus-tratos. Os animais são atendidos e cuidados até que estejam prontos para serem devolvidos ao seu habitat natural.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas