30.6 C
Guanambi
24.8 C
Vitória da Conquista

Clima segue seco e quente na Bahia, com previsão de calor intenso nos próximos dias

Mais Lidas

Os primeiros dias da primavera têm sido marcados por clima seco e quente na maior parte da Bahia, contrariando as previsões iniciais de chuvas para o fim de setembro e início de outubro. A estiagem continua a prevalecer na maioria dos municípios do estado.

Nos próximos dias, o cenário de calor deve se intensificar, com as temperaturas podendo atingir 38ºC em cidades da Região de Guanambi já no final da semana.

Outras regiões, como o Centro-Sul, Extremo-Oeste, Vale São Franciscano e Centro-Norte da Bahia, também sentirão os efeitos do calor, com máximas chegando a 40ºC em cidades como Ibotirama, Bom Jesus da Lapa e Morpará, todas localizadas às margens do Rio São Francisco.

A previsão indica que o clima seco deve persistir em todo o interior do estado, com possibilidade de chuvas isoladas e de baixo volume a partir do dia 12 de outubro. Antes disso, somente na faixa litorânea de Salvador ao Extremo Sul deve registrar chuvas, também em baixo volume.

Os maiores volumes de precipitação são esperados apenas para a segunda quinzena do mês. No entanto, de maneira geral, a expectativa é que outubro tenha chuvas abaixo da média e temperaturas acima da média em toda a região Nordeste.

Estiagem se prolonga por mais de 180 dias

Em algumas localidades da Bahia, como Guanambi, os municípios já contabilizam mais de 180 dias sem chuvas significativas. Na cidade, a última chuva relevante foi registrada em 2 de abril. Já em Barreiras, houve chuvas fortes no dia 7 de abril e precipitações fracas esporádicas até o início de maio.

Embora as temperaturas estejam elevadas com o avanço da primavera, o calor em 2024 tem sido menos intenso do que no mesmo período de 2023, quando ondas de calor atingiram grande parte do estado.

Este ano, a Bahia ainda não enfrentou ondas de calor, enquanto estados do Centro-Oeste e Sudeste já registraram elevações bruscas de temperatura diversas vezes.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas