O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta quarta-feira, 2 de outubro, a cartilha “A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante”, com orientações detalhadas sobre as competências avaliadas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
Segundo informações obtidas pelo portal da Agência Brasil, o material, acessível no portal do Inep, inclui a Matriz de Referência da prova e exemplos comentados de redações que obtiveram a pontuação máxima de 1000 pontos na edição de 2023.
Redação
A redação será aplicada no primeiro dia do exame, em 3 de novembro. Os participantes deverão elaborar um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir de uma situação-problema proposta e dos textos motivadores.
A correção será baseada em cinco competências, cada uma avaliada de 0 a 200 pontos. A nota final será a média das avaliações de dois corretores. Critérios como fuga ao tema, texto com até sete linhas, ou desrespeito à estrutura dissertativo-argumentativa podem resultar em nota zero.
Competências
As competências avaliadas incluem o domínio da norma culta da língua portuguesa, organização de ideias e argumentação, além de uma proposta de intervenção para o problema abordado.
Enem
O Enem é uma das principais formas de acesso à educação superior no Brasil, utilizado por programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam a nota do exame como critério de seleção. Além disso, acordos entre o Inep e universidades portuguesas permitem o uso da nota do Enem em processos seletivos em Portugal.
Confira “A redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante”
Saiba mais sobre o Enem