O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (3) um projeto de lei que prevê a criação da Alada, nova empresa pública dedicada à produção de produtos aeroespaciais. A estatal, apelidada dentro do governo de “Embraer do espaço”, faz referência à Embraer, que também nasceu como estatal e foi privatizada na década de 1990.
A Alada terá como foco a exploração econômica da infraestrutura e navegação aeroespaciais, além do desenvolvimento de projetos e equipamentos relacionados ao setor. A empresa está sendo desenvolvida no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Aeronáutica, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, local onde também teve origem a Embraer.
A nova estatal será uma subsidiária da NAV Brasil, criada no governo Jair Bolsonaro, que atualmente é responsável pelo controle do espaço aéreo do país, função anteriormente desempenhada pela Infraero. Além de suas funções principais, a Alada também irá conduzir projetos e atividades de apoio ao controle do espaço aéreo.
O projeto de lei foi enviado ao Congresso Nacional, mas o Palácio do Planalto ainda não divulgou sobre os custos previstos na criação da nova estatal.