Nota Fiscal Fácil simplifica emissão de notas fiscais por pequenos produtores rurais

Pequenos produtores rurais da Bahia agora podem emitir documentos fiscais diretamente pelo celular com o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), oferecido pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba).

Segundo informações obtidas pelo Portal de Notícias do Estado da Bahia (Govba), a ferramenta simplifica a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e outros documentos fiscais, tornando o processo mais ágil e acessível durante a comercialização dos produtos.

Compatível com Android e iOS, o app permite realizar essas operações em qualquer um dos 417 municípios baianos, transformando o celular em um instrumento de gestão para os pequenos negócios rurais.

O NFF também beneficia micro e pequenos empreendedores baianos, como Transportadores Autônomos de Cargas (TACs) e Microempresários (MEIs), permitindo o gerenciamento de documentos fiscais, que ficam armazenados no banco de dados da Fazenda Estadual.

De acordo com o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, o aplicativo é uma ferramenta estratégica para o crescimento e formalização de negócios, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades de inserção no mercado. Ele ressaltou que apoiar os pequenos produtores está entre as prioridades do governo estadual.

A emissão da nota fiscal é simplificada e sem gerar custos adicionais aos usuários, bastando o preenchimento de informações como produto, quantidade, preço e CPF do cliente (opcional). O restante é automaticamente preenchido pelo sistema da Fazenda. O aplicativo também permite o cancelamento de notas e a geração de QR Code.

Uma das principais vantagens do NFF é facilitar a comercialização dos produtos sem a necessidade de certificação digital, habilitando o produtor a se formalizar como contribuinte e a operar de forma regularizada no mercado. As notas fiscais podem ser consultadas e compartilhadas com os compradores de forma rápida.

O aplicativo pode ser baixado nas lojas eletrônicas. Para utilizá-lo, o usuário deve criar uma conta na plataforma “Gov.br” e associar o CPF à Inscrição Estadual para começar a emitir as notas fiscais.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile