A construção da ponte Penedo-Neópolis, que ligará os estados de Alagoas e Sergipe sobre o Rio São Francisco, segue em ritmo acelerado, com mais uma etapa concluída.
A obra é um antigo sonho dos moradores da região do Baixo São Francisco e está sendo realizada com investimento do Governo Federal, assegurado pelo Ministério dos Transportes.
De acordo com prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, a estação de produção de concreto, que abastecerá toda a obra, está pronta para operar, marcando o início de uma nova fase na execução do projeto.
Veja também: Bancos de areia emergem no Rio São Francisco durante maior estiagem dos últimos anos
De acordo com o site Aqui Acontece, o gestor visitou o canteiro de obras do consórcio responsável pela construção. Ele também destacou a conclusão da sondagem para a instalação dos pilares da ponte no leito do rio, um importante avanço para o progresso da construção.
A ponte, que terá 1.080 metros de extensão e 21 metros de largura, contará com duas vias, além de faixas de segurança e calçadas para pedestres e ciclovias em ambos os lados. O investimento total é de R$ 203 milhões.
Além de facilitar a travessia sobre o Rio São Francisco, a ponte promete reduzir o tempo de deslocamento e gerar economia para a economia ribeirinha.
A nova estrutura também abrirá uma rota alternativa ao trânsito intenso da BR-101, interligando o litoral dos estados nordestinos e promovendo o desenvolvimento da região.
Ponte sobre o Rio São Francisco em Minas Gerais
No fim de agosto, o Governo de Minas Gerais, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), publicou o edital da nova licitação para a continuidade da construção da ponte sobre o rio São Francisco na MG-402, obra aguardada há mais de 70 anos pela população do Norte de Minas.
De acordo com o documento, o investimento é estimado em R$173 milhões. A abertura das propostas está agendada para o dia 9 de outubro, às 9h30.
Segundo o governo estadual, a publicação do documento vai permitir a retomada dos serviços e acabar com o transtorno da travessia por meio de balsas e barcos. A obra representa a esperança de progresso e mais qualidade de vida dos moradores da cidade de São Francisco, às margens do rio que batizou a cidade, e faz a conexão com o município de Pintópolis, pela rodovia MG-402.