37 C
Guanambi
30.4 C
Vitória da Conquista

IF Baiano utiliza mercadorias apreendidas pela Receita Federal como projetos educacionais sustentáveis

Mais Lidas

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) estabeleceu uma parceria com a Receita Federal, através da Delegacia de Feira de Santana, com o objetivo de reaproveitar mercadorias apreendidas, como cigarros, bebidas alcoólicas, TVBoxes e roupas. A iniciativa visa integrar esses produtos em projetos educacionais e sociais, beneficiando diretamente alunos e comunidades.

Rodney Barbosa, assessor especial da Reitoria, destacou que a colaboração tem sido fundamental para fornecer insumos para aulas práticas e projetos de pesquisa no IF Baiano. Além de contribuir para a educação, essa parceria também reduz o impacto ambiental ao evitar o descarte e incineração dos produtos. “A criação de projetos inovadores, como o uso de vinhos para o desenvolvimento de produtos gourmet, exemplifica o sucesso dessa colaboração”, afirmou Barbosa.

O reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, ressaltou a importância da aproximação do instituto com diversas instituições e órgãos. “A apreensão feita pela Polícia Federal pode gerar benefícios para o processo educacional. Essa transformação de um dado negativo em algo positivo enriquece nossos cursos e formações, permitindo que os alunos enxerguem a atividade de apreensão sob uma nova perspectiva”, disse Duarte.

Os vinhos apreendidos foram inicialmente distribuídos para os campus de Catu, Uruçuca e Governador Mangabeira, onde foram utilizados nas atividades dos cursos de Gastronomia, Cozinha e Turismo para a produção de produtos gourmet. Em uma fase posterior, a Pró-reitoria de Ensino (PROEN) enviou vinhos para os campus de Senhor do Bonfim, Guanambi, Santa Inês, Itaberaba, Itapetinga e Alagoinhas, onde os produtos estão sendo utilizados em práticas de ensino nos cursos técnicos e superiores de Alimentos e Agroindústria.

O professor Saulo Capim afirmou que a recepção desses materiais possibilitou o desenvolvimento de novos alimentos e a realização de cursos de extensão, como o de Sommelier de vinhos. Os alunos participam de atividades de degustação, aprofundando seus conhecimentos nas técnicas necessárias para a formação de profissionais capacitados na área. Essa iniciativa não apenas enriquece a formação dos alunos, mas também contribui para a valorização de práticas sustentáveis e inovadoras no ensino.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas