O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira, 7 de outubro, o Informativo a previsão do tempo para o período entre 7 e 14 de outubro.
De acordo com o prognóstico do órgão, a semana será marcada por grandes volumes de chuva no centro-sul do país e com temperaturas elevadas em áreas do Centro-Oeste e Norte do Brasil, com máximas que podem superar os 40ºC no decorrer da semana.
Além disso, os baixos índices de umidade relativa do ar também se destacam no início da semana, na porção central do país e Região Nordeste.
Entre as regiões que mais deve apresentar pancadas de chuva está a Norte do país que, com áreas de instabilidade associadas ao calor e alta umidade irão provocar pancadas de chuva no decorrer da semana, com valores acima 50,0 mm no noroeste do Amazonas.
Previsão de chuva por região
- Região Nordeste: O tempo permanecerá quente e seco na maior parte da região. No entanto, a partir de quarta-feira (10), o sul da região poderá ter pancadas de chuva isoladas. Ventanias são esperadas no interior e ao longo da costa no final da semana.
- Região Sudeste e Centro-Oeste: A nebulosidade aumentará na quarta (9) e quinta-feira (10), com pancadas de chuva volumosas e possibilidade de queda de granizo. As regiões de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Distrito Federal terão chuvas isoladas, especialmente no norte desses estados.
- Região Sul: O início da semana será de tempestades no Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, com acumulados superiores a 70 mm. A partir da quinta-feira (10), um sistema frontal avançará, provocando mais chuvas intensas nos demais estados da região.
- Região Norte: Haverá pancadas de chuva isoladas ao longo da semana, com acumulados de até 50 mm no noroeste do Amazonas. No restante da região, o calor e a alta umidade prevalecerão, mas com menor chance de precipitação.
Previsão de temperatura por região
- Região Nordeste: Estados como Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia devem registrar temperaturas acima de 35°C. No litoral e em áreas serranas, as máximas serão mais amenas, sem ultrapassar os 33°C.
- Região Norte e Centro-Oeste: As temperaturas permanecerão elevadas, com máximas que podem ultrapassar os 40°C ao longo da semana, especialmente no Mato Grosso, Amazonas e Pará.
- Região Sul e Sudeste: O clima será mais ameno, com máximas inferiores a 33°C, principalmente na faixa leste do Sudeste. Já no interior da Região Sul, algumas áreas poderão ter mínimas abaixo de 18°C, especialmente nas serras entre a Bahia e o norte de Minas Gerais.
Condições observadas entre 2 e 6 de outubro
Nos últimos dias, o Brasil registrou chuvas intensas em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Amazonas, Acre e Pará. Destaques incluem Saquarema (RJ), com 107,8 mm de chuva, e São Joaquim (SC), com 100 mm. No entanto, várias regiões do Centro-Oeste e Nordeste não registraram precipitações significativas.
Quanto às temperaturas, valores acima de 40°C foram observados em estados como Goiás (44,5°C), Mato Grosso (44,1°C) e Mato Grosso do Sul (43,3°C). Em contraste, áreas mais elevadas do Sul e Sudeste registraram mínimas baixas, como em Bom Jardim da Serra (SC), com 0,6°C.