O Ministério da Educação (MEC) deu início, nesta terça-feira (8), às inscrições para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). O programa tem como objetivo promover o protagonismo juvenil, oferecendo aos alunos do ensino médio um espaço para discutir temas como educação, trabalho, direitos humanos e integração regional. Os interessados devem acessar a página do projeto até 7 de novembro e preencher o formulário oficial. É necessário apresentar um projeto de autoria própria, orientado por um professor, e um termo de ciência e autorização dos pais.
O edital prevê a seleção de 81 jovens brasileiros, sendo três de cada unidade da federação, que representarão seus estados e o país. Os selecionados participarão de uma etapa nacional preparatória e, posteriormente, de um encontro internacional em Foz do Iguaçu (PR) em agosto de 2025. Durante o evento, os jovens terão a oportunidade de colaborar na elaboração da Declaração do Parlamento Juvenil do Mercosul, com o tema “Integração regional e as mudanças climáticas”.
A seleção é destinada a estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio regular de escolas públicas. Os candidatos devem ter frequência mínima de 75% e aprovação em todas as disciplinas do primeiro semestre de 2024. Além disso, devem demonstrar capacidade de convivência com pessoas de diferentes culturas e obter autorização dos pais para viagens supervisionadas.
Serão reservadas 50% das vagas para estudantes negros, indígenas, quilombolas e com deficiência. Caso essas vagas não sejam preenchidas, elas serão abertas à ampla concorrência. Os critérios de avaliação dos projetos incluem originalidade, relevância e viabilidade de execução. Comissões julgadoras de cada unidade da federação selecionarão os seis melhores projetos, totalizando 162 propostas em todo o país.
Os estudantes eleitos participarão de um curso de formação em Brasília em julho de 2025, onde desenvolverão habilidades como resolução de problemas e argumentação. Ao final do curso, será definido um titular e dois suplentes por estado para representar o Brasil na etapa internacional do PJM. O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul, criada em 2010, visando proporcionar aos jovens a oportunidade de discutir e entender melhor os sistemas educacionais da região.