O calor intenso chegou com força a Guanambi no início de outubro. Nesta terça-feira, 8 de outubro, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Aeroporto Isaac Moura Rocha, registrou a maior temperatura do ano, com os termômetros marcando 37,4ºC entre as 14h e 17h.
Veja também: Guanambi registra novo recorde de calor com 39,4ºC nesta quarta-feira
A umidade relativa do ar também despencou, chegando a apenas 18% durante alguns momentos.
Após um inverno com temperaturas amenas, o calor voltou a se intensificar com a chegada da primavera. No decorrer da última semana, os termômetros já vinham registrando temperaturas elevadas.
Na terça-feira (3) e no sábado (4), as máximas chegaram a 36,2ºC, e no domingo (6), o registro foi de 35,2ºC. Já na segunda-feira (7), a temperatura voltou a atingir 37,4ºC.
Além do calor extremo, Guanambi e toda a região estão enfrentando uma longa estiagem. Não chove na cidade há 190 dias, com as últimas precipitações ocorrendo nos dias 1º e 2 de abril, conforme os dados do pluviômetro da Agência Sertão, localizado no centro da cidade.
Altas temperaturas em outras regiões da Bahia e previsão de mais calor
Outras cidades da Bahia também estão registrando temperaturas elevadas. Em Barreiras, no Extremo-Oeste Baiano, a máxima chegou a 40,7ºC na última sexta-feira (5). Em Formosa do Rio Preto, também no oeste baiano, os termômetros marcaram 41ºC, maior temperaturas registrada na Bahia em 2024.
A previsão para esta quarta-feira (9) indica a continuidade do calor em todo o estado. Segundo o modelo Cosmo, utilizado pelo Inmet, as cidades localizadas às margens do Rio São Francisco devem registrar as maiores temperaturas da Bahia, com o calor intenso se espalhando por todo o estado.
Previsão de chuvas
Apesar do cenário de calor extremo, a previsão de chuvas na Região de Guanambi ainda é incerta. A partir do próximo fim de semana, algumas áreas podem registrar chuvas rápidas e isoladas.
No entanto, modelos meteorológicos indicam que chuvas mais significativas devem ocorrer apenas no início da segunda quinzena de outubro, por volta do dia 17, com volumes estimados entre 30 e 50 milímetros até o final do mês.
Veja a previsão para os próximos dias