Guanambi voltou a registrar temperaturas recordes nesta quarta-feira, 9 de outubro, com a máxima de 39,4°C, segundo a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Este é o valor mais alto do ano, superando os 37,4°C registrados na terça-feira (8), até então o maior índice de 2024.
O calor se fez presente desde as primeiras horas do dia, com a mínima de 24,4°C durante a manhã. Antes do meio-dia, os termômetros já marcavam quase 38°C, e a temperatura máxima foi alcançada por volta das 15h. No início da noite, por volta das 18h, a temperatura ainda não havia caído dos 38°C.
Além disso, a umidade relativa do ar chegou a 14% durante o período mais quente e seco do dia, evidenciando as condições climáticas extremas.
Outras cidades da Bahia também enfrentaram temperaturas elevadas. Em Formosa do Rio Preto, foi registrado o maior valor do estado nesta no ano, com 41,5°C. Correntina marcou 40,6°C, enquanto Barreiras, Barra e Brumado registraram 40,4°C e 40,1°C, respectivamente.
Cidades como Luís Eduardo Magalhães (39°C) e Delfino (38,7°C) também sofreram com o calor intenso.
Em Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, cidades banhadas pelo Rio São Francisco, o calor também foi intenso. No entanto, as estações do Inmet não estão funcionando por falta de manutenção nos instrumentos.
Previsão
A previsão meteorológica indica uma leve queda nas temperaturas nos próximos dias, com máximas esperadas em torno de 35°C em Guanambi e cidades da região.
No entanto, não há indicativo de chuva no curto prazo, e a estiagem que já dura 190 dias em Guanambi deve persistir até as últimas semanas do mês de outubro..