O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abriu processo seletivo simplificado para a contratação de Agentes Temporários Ambientais. Esses profissionais atuarão no Parque Nacional do Descobrimento e no NGI ICMbio, respectivamente localizado nos municípios de Prado, no sul da Bahia e Paulo Afonso, no norte do estado.
Os aprovados em Prado atuarão em atividades Gestão de Unidade de Conservação Nível I, a exigindo escolaridade ensino fundamental incompleto, com remuneração de 1 salário-mínimo mais auxílios legais, a duração do contrato é de 24 meses e são 7 vagas no total. O outro edital para a mesma região, são 3 vagas para Gestão de Unidade de Conservação Nível III, exigindo ensino fundamental completo, com remuneração de 2,5 salário-mínimo mais auxílios legais, a duração da oportunidade também é de 24 meses.
Em Paulo Afonso, são 2 vagas para prevenção e combate a incêndios florestais. O contrato terá duração de 24 meses, com remuneração de 1 salário-mínimo mais auxílios legais.
As inscrições em estarão abertas de 16 a 18 de outubro de 2024, em Prado e poderão ser feitas presencialmente no Parque Nacional do Descobrimento ou por meio eletrônico. O candidato deve apresentar a documentação necessária, incluindo comprovante de residência e atestado médico. Um ponto importante é que não haverá cobrança de taxa de inscrição.
A vaga de Gestão de Unidade de Conservação Nível I necessita de uma única etapa, que é análise curricular e Gestão de Unidade de Conservação Nível III tem três etapas, que são análise curricular, Teste de Habilidade Específica (THE) e entrevista.
No norte da Bahia, as inscrições presencialmente são também de 16 a 18 de outubro de 2024, no local Sede do NGI ICMBio Paulo Afonso. A primeira etapa consiste em um teste de aptidão física (TAF) e um teste de habilidade no uso de ferramentas agrícolas (THUFA). A segunda inclui um curso de formação de brigadistas, no qual os candidatos aprenderão técnicas de combate a incêndios.
Este processo seletivo visa capacitar e contratar profissionais para atuarem em ações de manejo e conservação ambiental, com destaque para o controle e combate de incêndios florestais, além de conscientizar as comunidades locais sobre a importância da preservação ambiental.