34.7 C
Guanambi
27.5 C
Vitória da Conquista

Urandi completa 106 anos com shows de Tarcísio do Acordeon, Léo Santana e outras atrações neste fim de semana

Mais Lidas

O município de Urandi celebrará seus 106 anos de emancipação política e administrativa com uma programação especial, que promete movimentar a região entre os dias 10 e 12 de outubro, na Praça de Eventos.

O evento, organizado pela prefeiturai, contará com atrações musicais, atividades religiosas e a presença de grandes nomes da música nacional e regional. Além disso, a comemoração será estendida até o dia 13 de outubro, com a realização de uma etapa da Copa Brasil de Super Cross.

Programação diversificada

A festa começa nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, dia do aniversário da cidade, com o Dia do Evangélico, que terá a participação das igrejas evangélicas da cidade e o show do cantor gospel Matos Nascimento. De acordo com a prefeitura, o momento será voltado à espiritualidade e à celebração da fé.

Na sexta-feira (11), a festa ganha ritmo com as apresentações de artistas regionais, seguidas pelos shows de O Polêmico e do cantor de sucesso nacional Tarsísio do Acordeon, conhecido por hits que conquistaram o público em todo o Brasil.

No saabado (12), a comemoração continua com mais shows de artistas regionais, além das apresentações de Sandro Matos e do fenômeno do axé, Léo Santana, que promete animar os urandienses e visitantes.

A celebração dos 106 anos de Urandi conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia e da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).

Super Cross no domingo

Para encerrar as celebrações, no domingo (13)  será realizada a 10ª etapa da Copa Brasil de Super Cross, no Povoado de Entupção. O evento esportivo completa a programação das comemorações de aniversário de Urandi.

Urandi

Urandi é um município localizado na Região de Guanambi, na divisa da Bahia com Minas Gerais. A distância até a capital Salvador é de aproximadamente 705 quilômetros e a população é de 15,3 mil habitante segundo o Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O nome Urandi tem origem no tupi e significa “madeira negrecente” ou “pássaro preto”. A localidade foi inicialmente habitada pelos índios acroás. A colonização do território se deu a partir do século XIX, quando portugueses, atraídos pela busca de ouro e pedras preciosas, se estabeleceram na região. O povoado começou a se formar em torno da Fazenda Santa Rita, pertencente a Antônio Fernandes Baleeiro, que construiu uma capela em homenagem a Santo Antônio, iniciando assim o desenvolvimento local.

O povoado, inicialmente chamado Duas Barras devido à sua localização entre os rios Cachoeira e Raiz, cresceu rapidamente. Em 1877, foi elevado à categoria de freguesia sob o nome de Santa Rita das Duas Barras, posteriormente mudado para Santo Antônio de Duas Barras em 1880. O marco da emancipação política de Urandi veio em 10 de agosto de 1918, quando a localidade foi elevada à categoria de vila e recebeu o nome atual de Urandi, pela Lei Estadual nº 1.276.

Um fato histórico importante ocorreu em 1936, quando Urandi se tornou o primeiro município baiano a ter uma mulher como chefe do Poder Executivo, Nair Guimarães Lacerda, que atuou como interventora municipal. Hoje, a cidade preserva sua história através de prédios públicos importantes, como o Hospital Municipal, o Centro Administrativo e o Colégio Municipal, que simbolizam o progresso e desenvolvimento de Urandi ao longo dos anos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas