A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realizou no último domingo, 13 de outubro, as provas do concurso público destinado à seleção de técnicos e analistas universitários. Este certame atendeu a uma demanda histórica da comunidade acadêmica e da sociedade, com provas realizadas em dois turnos: matutino para técnicos, que requerem ensino médio, e vespertino para analistas, que exigem ensino superior.
De acordo com a comissão de acompanhamento do concurso, 3.576 candidatos compareceram para realizar as provas, resultando em uma taxa de abstenção de 38,78% entre os inscritos. A reitora da UNEB, Adriana Marmori, esteve presente em um dos locais de provas, o Colégio Estadual Luís Viana Filho, em Salvador, onde acompanhou a realização do certame.
Marmori destacou a importância do concurso, que foi solicitado pelos técnicos administrativos e pela comunidade acadêmica. “Após quase 15 anos, o concurso é uma realidade. O apoio do governo do estado foi fundamental para ampliarmos nosso quadro de servidores e, em 2024, já teremos um quadro renovado”, comemorou a reitora.
A pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Rosângela Matos, ressaltou: “Esse concurso vem em atendimento a uma enorme demanda da comunidade acadêmica e da sociedade. Desejo êxito aos candidatos nesta nova etapa da universidade”.
Anhamoná Brito, presidente da comissão do concurso, enfatizou a rapidez e responsabilidade na realização do certame, com o objetivo de atender as necessidades da universidade em seus 32 departamentos, garantindo a qualidade do serviço público prestado à população baiana. As provas ocorreram em quatro locais de Salvador, com o suporte de uma ampla equipe de colaboradores.
A comissão de acompanhamento do concurso também esteve presente para garantir a acessibilidade, atendendo a 130 pedidos de condições especiais, como salas de fácil acesso e apoio a candidatas lactantes. Segundo a comissão, o clima nas provas foi tranquilo e organizado, com apenas um caso de atraso registrado.
O concurso oferece 34 vagas para técnicos universitários e 34 para analistas universitários, além de formar um cadastro reserva de candidatos que poderão ser convocados conforme novas vagas forem autorizadas. Os gabaritos das provas serão divulgados a partir desta segunda, 14 de outubro, e o resultado final está previsto para ser publicado em 14 de novembro.