33 C
Guanambi
24.1 C
Vitória da Conquista

Região de Guanambi registra presença de javali pela primeira vez

Mais Lidas

Um javali foi avistado próximo a uma área de mata em Vila Neves, no município de Candiba, na Região de Guanambi, na última quinta-feira, 10 de outubro. O registro foi feito por Leone Jaime Martins e divulgado pelo Portal Alô Pilões. Nas imagens, o animal aparece sendo encurralado por cachorros antes de adentrar em um matagal às margens da BR-122.

De acordo com informações obtidas pela Agência Sertão junto ao escritório de Guanambi do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), este é o primeiro registro oficial da presença de um javali na região. O órgão informou que está estudando as providências a serem tomadas e suspeita que o animal tenha fugido de algum criatório clandestino.

A presença de javalis é preocupante devido aos riscos ambientais, sanitários e socioeconômicos que o animal pode representar. Considerado uma espécie exótica invasora, o javali é uma ameaça tanto para outras espécies nativas quanto para atividades econômicas, como a agricultura e a pecuária.

Um relatório do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) de 2019 já havia alertado para a necessidade de prevenção da ocorrência de javalis em municípios baianos como Caetité, Cocos, Formosa do Rio Preto, Guanambi, Macaúbas, Pindaí e Remanso, regiões classificadas com prioridade alta nos aspectos ambiental e sanitário.

Embora não haja outros registros confirmados de javalis na região, é evidente que esses animais estão avançando por diversos biomas brasileiros, incluindo a Caatinga. A região onde o animal foi avistado fica em uma área de transição com o Cerrado, distante alguns quilômetros da área do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos, refúgio da vida silvestre dos biomas.

À reportagem da Agência Sertão procurou o biólogo e influenciador digital Henrique Abrahão Charles. Ele explicou que, no Brasil, os javalis têm se misturado com porcos domésticos, resultando em animais asselvajados. Segundo ele, pelas imagens divulgadas, o javali visto em Candiba parece ser resultado dessa cruza, com predominância genética do animal de origem européia.

Henrique também alertou que há indícios de que o animal esteja sendo espalhado indiscriminadamente no país, favorecendo atividades de caça. Em 2013, o Ibama liberou o controle populacional da espécie, autorizando a caça de javalis, que foram trazidos ao Brasil na década de 1960 para criação e consumo de carne.

Neste contexto, outros animais silvestres também ficam ameaçados, como o Cateto ou Caititu (Tayassu tajacu) e Queixada (Tayassu pecari), os porcos-do-mato de ampla ocorrência no país, importantes para o equilibro ambiental.

Veja a explicação sobre as principais diferenças

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas