O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o Informativo Meteorológico nº 29/2024 com a previsão do tempo para o Brasil até o dia 21 de outubro.
As condições climáticas previstas apontam para um cenário com chuvas significativas em algumas regiões do país, enquanto outras áreas devem continuar com tempo seco e quente.
Previsão de Chuva
Na Região Norte, são esperados grandes volumes de chuva principalmente no noroeste e sudeste do Amazonas, sul de Roraima e no Pará. Em algumas áreas, como o sudeste do Amazonas e o sul do Pará, os acumulados podem superar 100 mm. Já no norte do Amazonas, Acre, Rondônia, Amapá e Tocantins, a previsão é de tempo seco ou chuvas isoladas com menores volumes ao longo da semana.
Para a Região Nordeste, a previsão é de tempo quente e seco na maior parte da região, especialmente no interior. As únicas exceções são a faixa litorânea da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas, onde podem ocorrer pancadas de chuva entre os dias 15 e 17. A partir do dia 16, há previsão de chuva com trovoadas no oeste da Bahia e no sul do Tocantins.
Na Região Centro-Oeste, o destaque vai para o aumento da nebulosidade e pancadas de chuva em quase toda a região a partir do dia 17. Mato Grosso e Goiás podem registrar acumulados de até 80 mm de chuva até o final da semana. No Mato Grosso do Sul, as chuvas também serão mais intensas a partir do dia 19, atingindo a maior parte do estado.
A Região Sudeste deve registrar pancadas de chuva, inicialmente no sul de Minas Gerais e no estado de São Paulo, com volumes acima de 50 mm até o dia 17. Entre os dias 19 e 21, há previsão de chuvas mais generalizadas, com acumulados que podem chegar a 100 mm em São Paulo e no sul de Minas.
Para a Região Sul, a previsão é de tempestades no oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no início da semana. Essas tempestades podem atingir volumes superiores a 80 mm. A partir do dia 17, o tempo ficará mais estável, mas chuvas volumosas retornarão entre os dias 19 e 21 no Paraná, especialmente no oeste do estado.
Previsão de Temperatura
As temperaturas devem continuar elevadas em várias regiões do país. Na Região Norte, as máximas podem ultrapassar 38°C em algumas áreas, como no sudeste do Pará e Tocantins. O calor será mais intenso no período da tarde, especialmente até o dia 17.
Na Região Nordeste, o cenário será de temperaturas elevadas, com máximas próximas a 38°C no interior do Piauí, Bahia e no Ceará. As temperaturas mínimas ficarão em torno de 22°C nas áreas litorâneas e abaixo de 20°C em regiões serranas da Bahia.
No Centro-Oeste, as máximas devem variar entre 34°C e 36°C até o dia 17, com queda de temperatura nas áreas que receberem chuva a partir do dia 18. As mínimas podem variar entre 18°C e 22°C em Goiás e Mato Grosso do Sul.
Na Região Sudeste, o calor será intenso até o dia 17, com temperaturas que podem superar 35°C no interior de São Paulo e Minas Gerais. Com a chegada das chuvas, as temperaturas começarão a cair no final da semana, com mínimas que podem ficar em torno de 20°C em áreas serranas de Minas e São Paulo.
Na Região Sul, o início da semana será de temperaturas amenas, com máximas entre 26°C e 30°C no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. As mínimas podem ficar em torno de 14°C no estado do Paraná e em áreas mais altas da região.
Observações Gerais
O Inmet também alertou para a possibilidade de chuvas intensas em algumas áreas, com riscos de temporais acompanhados de raios e ventos fortes. Além disso, as condições de baixa umidade do ar continuarão afetando parte do Brasil Central, especialmente o interior do Nordeste, onde os índices podem ficar abaixo de 30% em determinados dias.
Essas informações podem ser acompanhadas em tempo real por meio dos avisos meteorológicos e do monitoramento realizado pelo Inmet. A população deve ficar atenta às atualizações para melhor se preparar para as condições climáticas previstas.
Veja o Informativo Meteorológico nº 29/2024 na íntegra