A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) estará disponível em mais cinco unidades do SAC no interior da Bahia a partir desta quarta-feira, 16 de outubro.
Os novos pontos de emissão são Camamu, Canavieiras, Jaguaquara, Santo Estêvão e Riachão do Jacuípe.
O atendimento para a emissão da CIN será realizado exclusivamente por agendamento, que pode ser feito pelo aplicativo ou site do SAC (ba.gov.br), ou pelos telefones (71) 4020-5353 para ligações de celular e 0800 071 5353 para ligações de telefone fixo.
Devido à implantação do novo documento, a emissão do antigo RG será suspensa nos dias 14 e 15 de outubro, mas quem já solicitou o RG pode retirá-lo sem agendamento, bastando apresentar o protocolo.
A primeira via da CIN é gratuita e terá o CPF como número único de identificação. Para emitir o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou estado civil original. Se a certidão estiver plastificada, é preciso levar uma cópia.
Além dos dados principais, a CIN permite a inclusão de outros documentos, como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho e certificado militar, além de informações sobre condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditivas, visuais, físicas e intelectuais.
O cidadão pode ainda adicionar o tipo sanguíneo, fator RH e a opção por ser doador de órgãos. Outra novidade é a possibilidade de incluir o nome social a pedido do titular.
O novo documento também conta com uma versão digital, disponível no portal GOV.BR três dias após a impressão, além de um QR Code para validação de autenticidade e consulta de dados.
O RG atual continuará válido até 28 de fevereiro de 2032. Já a CIN terá validade de acordo com a idade: cinco anos para crianças até 12 anos, dez anos para pessoas entre 12 e 60 anos, e validade indeterminada para quem tem mais de 60 anos.
O serviço já está disponível nos 12 postos SAC de Salvador, em quatro unidades da Região Metropolitana e em 21 no interior do estado.
Mais detalhes podem ser encontrados nos sites da Secretaria da Administração e do SAC.
A emissão da CIN na Bahia é feita pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e a Secretaria da Administração (Saeb).