Após quase 200 dias de estiagem, os municípios da Região de Guanambi podem receber as primeiras chuvas da primavera a partir desta quarta ou quinta-feira, dias 17 e 18 de outubro. A última precipitação significativa foi registrada no início de abril, marcando o fim do último período chuvoso e o início da época seca na região.
Desde o fim da última semana, a circulação de umidade aumentou nos estados que fazem divisa com a Bahia, indicando que as áreas mais secas do estado estão próximas de reverter o cenário.
Além de Guanambi, outras áreas do Centro-Sul da Bahia, e das regiões Extremo-Oeste, Sul Baiano e o Vale São-Franciscano, que também enfrentam períodos de estiagem, têm previsão de chuva.
As chuvas também podem alcançar a faixa litorânea, incluindo a capital Salvador, porém com volumes menores, assim como a região Centro-Norte.
A previsão meteorológica indica que o tempo poderá ficar chuvoso na região até o início da próxima semana. No entanto, os volumes de chuva serão irregulares, com algumas localidades recebendo mais chuvas do que outras.
Em média, os acumulados por dia podem variar entre 5 e 15 mm, enquanto o acumulado total até a próxima semana pode atingir entre 50 e 100 mm. Em algumas localidades, o volume pode superar 30 mm em um único dia.
Essas chuvas são fundamentais para regularizar a umidade do solo, algo essencial para a agricultura, além de frear a queda dos níveis dos reservatórios de água na região.