O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu quatro alertas de chuvas para mais de 200 cidades da Bahia.
Os alertas foram classificados na cor amarela, indicando perigo potencial para chuvas intensas, tempestades e acumulado de chuva. Eles começaram a vigorar na manhã desta quarta-feira, 16 de outubro, e têm validade até o fim da manhã de quinta-feira.
Grande parte das áreas sob alerta, como a Região de Guanambi no Centro-Sul da Bahia, enfrenta uma estiagem que já dura quase 200 dias, sem chuvas significativas desde os primeiros dias de abril. Como há previsão de que as chuvas se estendam sobre o interior baiano até o início da próxima semana, o órgão deverá emitir outros alertas atualizando a situação.
O maior alerta abrange 138 municípios das regiões Centro-Sul, Centro-Norte, Extremo-Oeste e Vale São-Franciscano, onde as chuvas podem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos fortes, registrando rajadas entre 40 e 60 km/h.
Em alguns municípios, como Barreiras, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério, localizados na divisa com os estados de Goiás e Tocantins, há um alerta específico indicando a possibilidade de tempestades acompanhadas de queda de granizo.
Os outros alertas, relacionados ao acumulado de chuva, cobrem mais de 100 municípios da faixa litorânea que se estende de Salvador ao Extremo-Sul. Nestas áreas, os volumes de chuva previstos são semelhantes aos das demais regiões, porém com a probabilidade de temporais e vendavais seja menor.
Recomendações
Embora os alertas indiquem um perigo potencial, com baixa probabilidade de transtornos graves como alagamentos e deslizamentos, as autoridades fizeram recomendações à população das áreas sob risco.
Em caso de rajadas de vento, é aconselhado que as pessoas evitem se abrigar sob árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Além disso, recomenda-se evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Para obter mais informações e orientações, a população pode contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Informações detalhadas sobre os alertas estão disponíveis no portal do Inmet.
Veja as informações completas sobre os alertas no portal do Inmet