Neste sábado, 19 de outubro, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) realizará um atendimento especial para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em sete unidades do interior da Bahia. Os postos de Barreiras, Eunápolis, Itabuna, Jacobina, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas funcionarão das 8h às 12h exclusivamente para a CIN.
A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para obter o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil em formato original. Caso a certidão esteja plastificada, é exigida também uma cópia. A CIN oferece a opção de incluir outros números de documentos, como a CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, é possível registrar condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, assim como informações sobre tipo sanguíneo, fator RH e doação de órgãos.
Outra inovação da CIN é a inclusão do nome social, a ser solicitado pelo cidadão. Caso haja alteração no nome na certidão de nascimento, o novo registro prevalecerá. A versão digital da CIN estará disponível no site, três dias após a impressão do documento físico. O documento também contará com um QR Code que permitirá a verificação da autenticidade e dos dados registrados. Para ser atendido, é necessário realizar agendamento prévio pelo aplicativo, portal do gov ou através do call center, ligando para (71) 4020-5353 ou 0800 071 5353.
Importante destacar que os cidadãos não são obrigados a trocar imediatamente o RG antigo, que permanece válido até 28 de fevereiro de 2032. A validade da CIN varia conforme a faixa etária: para crianças de 0 a 12 anos, o documento terá validade de 5 anos; para jovens de 12 a 60 anos, a validade será de 10 anos; e para cidadãos acima de 60 anos, a validade é indeterminada.
Para mais informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial e o portal do SAC. A implantação da nova Carteira de Identidade Nacional na Bahia é coordenada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM).