CNPJ passará a ter letras e números a partir de 2025

A Receita Federal anunciou que, a partir de julho de 2026, o formato do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) passará a ser alfanumérico, incorporando letras e números.

A medida foi oficializada em instrução normativa publicada na quarta-feira, 16 de outubro.

De acordo com a Receita, a mudança não impactará as empresas já cadastradas, sendo aplicável apenas para novos registros. Os números atuais e os dígitos verificadores permanecerão inalterados.

O Fisco destacou que a medida visa garantir a continuidade da oferta de números de identificação, sem provocar alterações significativas para a sociedade ou afetar políticas públicas em andamento.

O novo formato do CNPJ contará com 14 posições. As primeiras oito, compostas por letras e números, identificarão a raiz do número. As quatro seguintes, também alfanuméricas, indicarão a ordem do estabelecimento. Já as duas últimas posições, relativas aos dígitos verificadores, continuarão sendo numéricas.

Para manter a correspondência dos dígitos verificadores, a Receita detalhou que os valores alfanuméricos serão convertidos usando o valor decimal do código da tabela ASCII, subtraído de 48. Assim, a letra A corresponderá a 17, B a 18, C a 19, entre outros.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile