Adereços confeccionados por artesãs da comunidade quilombola Pitanga de Palmares, em Simões Filho, marcaram presença na passarela da 58ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), nesta quarta-feira, 16 de outubro.
As peças, que adornaram o corpo de modelos e celebridades, fazem parte da nova coleção da grife baiana Meninos Rei e são fruto do projeto Collab Artesanato da Bahia. Essa iniciativa é promovida pelo Governo da Bahia, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Meninos Rei e a OSC Comvida.
Celebridades como a atriz Cris Vianna e as dançarinas Lore Improta e Sheila Mello desfilaram usando os acessórios da coleção Axé Raízes do Quilombo, composta por 170 peças, incluindo chapéus, bolsas, pulseiras, colares, brincos, tops e mochilas.
Todos os itens foram produzidos por 25 artesãs do quilombo, que participaram de oficinas ao longo de dois meses sob a orientação dos estilistas Céu e Junior Rocha, da Meninos Rei. Parte da coleção será incorporada ao acervo da marca, enquanto outra parte será comercializada pela Associação Pitanga de Palmares.
O desfile, cujo tema foi Suco de Axé, ganhou destaque em veículos especializados e nacionais como O Globo, Vogue, L’Officiel, Elle Brasil, Marie Claire, Estadão e GShow. Essa visibilidade proporcionou maior alcance ao trabalho das artesãs quilombolas.
Duas representantes da comunidade, dona Néa Santos, secretária da Associação Pitanga de Palmares, e dona Januária Celestino, artesã, acompanharam o desfile de perto, como convidadas especiais, na primeira fila do SPFW.
Com o sucesso na passarela, a Associação Pitanga de Palmares agora se prepara para expandir a comercialização dos produtos em canais digitais. Através do projeto Collab Artesanato da Bahia – Meninos Rei, a associação recebeu um kit de informática, que ajudará no processo de inclusão socioprodutiva, contribuindo para a geração de renda e para o fortalecimento da identidade cultural das mulheres quilombolas.
Dona Néa, emocionada após o desfile, expressou gratidão pelo apoio recebido. “Gratidão, nada disso teria acontecido se a Setre não nos desse o apoio, suporte e lembrasse que nós, a comunidade quilombola Raízes do Quilombo, poderíamos também fazer algo diferente e um grande desfile com a Meninos Rei”, declarou. Ela destacou ainda que o reconhecimento traz a certeza de que “a luta não foi em vão du
rante todos esses anos, quando decidimos criar a Associação”.
Weslen Moreira, coordenador de fomento ao artesanato da Setre, também comemorou o sucesso da apresentação: “Foi algo emocionante e forte, ver o público vibrando com os acessórios do artesanato da Bahia confeccionados por mulheres quilombolas, na maior passarela de moda da América Latina”, disse ele. “Foi lindo”, concluiu.
O projeto Collab Artesanato da Bahia busca fortalecer a inclusão socioprodutiva e promover o artesanato tradicional, contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural das comunidades quilombolas.