O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê um final de semana marcado por chuvas intensas em diversas regiões do país, com destaque para o Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul.
A expectativa é de que o volume de chuva chegue a 100 mm em 24 horas, especialmente em áreas como o sul e zona da mata de Minas Gerais, serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, Costa Verde e a região serrana do Rio de Janeiro.
As instabilidades começam a ganhar força já na madrugada de sexta-feira, 18 de outubro, atingindo o extremo oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, com condições de tempo severo.
No decorrer do dia, a instabilidade se expande para o restante do Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, sul do Mato Grosso e Goiás, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo.
Nestas áreas, há a possibilidade de formação de uma linha de instabilidade, um sistema onde as tempestades se organizam e se deslocam de maneira conjunta.
Além das chuvas, o INMET alerta para rajadas de vento superiores a 60 km/h, intensa atividade elétrica e potencial para queda de granizo, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Esse cenário é favorecido pela atuação de uma área de baixa pressão que intensifica a umidade e as condições de instabilidade atmosférica.
O instituto destaca que essas condições devem se estender a uma faixa que vai do norte da região Sul até o sul da Bacia Amazônica, além do oeste da região Nordeste.
As condições climáticas podem mudar rapidamente no decorrer do dia e é recomendado à população acompanhar os avisos meteorológicos através da página oficial do INMET.