Guanambi registra chuvas expressivas após 200 dias

A tão esperada chuva chegou de forma generalizada a Guanambi na tarde deste domingo, 20 de outubro, encerrando um longo período de 200 dias sem precipitações expressivas na cidade. Desde o início de abril não chovia de forma generalizada na cidade.

De acordo com os dados meteorológicos, as chuvas foram irregulares em diferentes pontos da cidade. No Centro de Guanambi, o acumulado no meio da tarde deste domingo foi de 10 mm, registrado pelo pluviômetro da Agência Sertão, enquanto na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Aeroporto Isaac Moura Rocha, o total registrado foi de 28 mm. A diferença reflete a distribuição desigual da chuva na região.

As instabilidades chegaram à região na quarta-feira (16) e até então havia trazido apenas pancadas leves e chuviscos à cidade. Até sábado (19), o acumulado na cidade era de apenas 7 milímetros (mm).

Na sexta, algumas áreas da cidade foram atingidas por chuvas mais intensas, embora, assim como neste domingo, as precipitações tenham sido irregulares.

As chuvas chegam quase um mês após o início da primavera e foram precedidas por um período de altas temperaturas. No dia 9 de outubro, os termômetros marcaram a máxima de 39,4ºC. Com o retorno das precipitações, o clima ficou mais ameno, trazendo alívio aos moradores da cidade.

Chuvas na região

De acordo com os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as cidades da região registraram os seguintes acumulados nas últimas 96 horas:

  • Bom Jesus da Lapa – 78 mm
  • Palmas de Monte Alto – 68 mm
  • Tanque Novo – 56,6 mm
  • Igaporã – 56,6 mm
  • Carinhanha – 44,6 mm
  • Urandi – 23,4 mm
  • Matina – 22,8 mm
  • Rio do Antônio – 21,4 mm

Previsão para os próximos dias

A previsão para os próximos dias indica a continuidade do tempo instável nesta segunda-feira, com possibilidade de mais chuvas em Guanambi e nas cidades vizinhas. As máximas previstas são de até 34ºC, indicando a votla do calor após breve alívio por conta das chuvas.

Ao longo da semana, o tempo deve ficar firme e pode voltar a chover a partir do próximo sábado (26).

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile