Na tarde desta segunda-feira, 21 de outubro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o Informativo Meteorológico nº 30/2024, com a previsão do tempo para todo o país até o próximo dia 28.
O documento indica que a previsão é de fortes chuvas e variações de temperatura em diferentes regiões do Brasil.
A chuva acumulada, de acordo com o modelo numérico Cosmo, indica que os volumes podem ultrapassar os 100 mm em algumas localidades do Amazonas, Mato Grosso do Sul e Paraná. Já no Nordeste, a maior parte da região continuará com tempo firme, com excessão das áreas da Matopiba e do litoral baiano, onde deve chover um pouco.
Precipitação por Região
Região Norte
Áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva, especialmente no centro-oeste do Amazonas, onde os acumulados podem superar 100 mm. Também são esperados volumes de até 50 mm no Acre, Rondônia, Tocantins e sul do Pará. Por outro lado, o norte do Pará e o Amapá terão pouca chance de chuva.
Região Nordeste
A maior parte da região continuará com tempo quente e seco, mas, na terça-feira (23), a previsão aponta aumento da nebulosidade no oeste da Bahia, sul do Piauí e Maranhão, com pancadas de chuva isoladas. O litoral da Bahia também poderá registrar chuvas, com acumulados superiores a 20 mm, principalmente no sul do estado.
Região Centro-Oeste
Chuvas volumosas estão previstas para Goiás e o oeste de Minas Gerais, principalmente na terça-feira (22). A formação de um ciclone extratropical no final da semana trará chuvas intensas para o Mato Grosso do Sul, e áreas de instabilidade podem gerar pancadas de chuva isoladas em Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.
Região Sudeste
Previsão de chuvas fortes a partir de quinta-feira (24), devido ao alinhamento de uma região de convergência. São esperadas tempestades em São Paulo e no oeste de Minas Gerais, com volumes superiores a 60 mm em algumas localidades, como o Rio de Janeiro e áreas vizinhas.
Região Sul
A semana começará com tempo firme, mas a partir da noite de quarta-feira (23), a formação de um ciclone extratropical trará chuvas fortes até o dia 25, com acumulados acima de 100 mm no oeste do Paraná e no Planalto Sul de Santa Catarina. Ventos fortes, entre 50 e 70 km/h, são esperados no oeste e sul do Rio Grande do Sul.
Temperaturas
Região Norte e Nordeste
Durante a semana, as temperaturas devem permanecer elevadas em grande parte das regiões Norte e Nordeste. As máximas podem variar entre 30°C e 38°C, com possibilidade de superar 38°C em algumas áreas, especialmente na fronteira entre o Amazonas e o Pará. As mínimas, por sua vez, podem ultrapassar os 26°C em localidades do Piauí, Maranhão e norte do Mato Grosso. No leste do Amazonas, as mínimas podem ultrapassar os 28°C, mantendo o clima quente durante a noite.
Região Centro-Oeste e Sudeste
As temperaturas na Região Centro-Oeste e em grande parte do Sudeste estarão mais amenas em comparação ao Norte e Nordeste, com as máximas variando entre 26°C e 36°C. No entanto, há uma tendência de declínio gradual das temperaturas ao longo da semana, especialmente em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A partir do dia 27 de outubro, as temperaturas podem cair para até 18°C no sudeste de Minas Gerais, Vale do Paraíba (SP), sul do Espírito Santo e Rio de Janeiro, devido à formação de um ciclone extratropical e ao aumento da umidade.
Região Sul
No Sul do Brasil, as temperaturas serão impactadas pela formação de um ciclone extratropical, que trará um declínio significativo nas máximas e mínimas. A previsão indica que as máximas chegarão a 28°C no extremo norte do Paraná, enquanto no restante da região as máximas ficarão entre 20°C e 28°C. As mínimas podem registrar uma queda acentuada, com valores entre 8°C e 16°C em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, especialmente a partir do dia 25 de outubro.
Condições Observadas (16 a 20 de outubro de 2024)
Entre os dias 16 e 20 de outubro, foram registradas chuvas intensas em áreas de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, sul de Minas Gerais, Bahia e Piauí, com acumulados acima de 50 mm. O município de Balsas (MA) destacou-se com 132 mm, enquanto Correntina (BA) registrou 81,1 mm.
As temperaturas máximas ultrapassaram os 40°C em Mato Grosso do Sul, mas a chegada das chuvas ajudou a amenizar o calor no centro-sul do país.