Ação da FPI resgatou 65 aves silvestres e cão em situação de maus-tratos em Palmas de Monte Alto

Uma operação realizada na manhã desta terça-feira, 22 de outubro, em Palmas de Monte Alto, resultou no resgate de 65 aves silvestres e de um cão em condições precárias, vítima de maus-tratos.

A ação foi parte da 50ª Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, e contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), ONG Animallia, e o Ministério Público Estadual (MPE).

As aves foram encontradas em um depósito clandestino utilizado por um traficante de animais. Já o cão resgatado estava visivelmente debilitado, sem acesso adequado a água e alimento, evidenciando o grave estado de negligência no local.

De acordo co a FPI, os animais serão avaliados e encaminhados para cuidados adequados, e o responsável poderá responder por crimes ambientais e de maus-tratos.

Homens foram presos por venda fracionada de agrotóxicos

Durante ação nesta segunda-feira (21) no município de Licínio de Almeida, dois homens foram presos por comércio ilegal de agrotóxicos.

A ação do programa de proteção ambiental da FPI flagrou os indivíduos fracionando, armazenando e vendendo clandestinamente agrotóxicos, o que configura crime conforme a Lei de Agrotóxicos e a Lei de Crimes Ambientais, que preveem penas de detenção de três a nove anos.

Durante a operação, a equipe responsável pela fiscalização de agrotóxicos vistoriou seis estabelecimentos, entre casas de produtos agropecuários e supermercados. Em todos os pontos visitados, foi encontrado o produto Gota Fatal, que contém Carbamato, um dos venenos mais perigosos, mas sem qualquer registro em órgãos de controle. Todos os produtos irregulares foram apreendidos, e os estabelecimentos foram multados.

A prisão dos dois indivíduos foi realizada pela Companhia Independente de Policiamento e Proteção Ambiental (CIPPA), que assegura a segurança das equipes durante as operações.

Veja mais

Veja outras notícias da FPI

FPI do São Francisco

Criada em 2002, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco é uma ação coordenada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), com o apoio do CREA-BA, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e Ministério Público do Trabalho (MPT). O objetivo da FPI é preservar a bacia do rio São Francisco e garantir a qualidade de vida das populações ribeirinhas.

As ações da FPI são multidisciplinares, envolvendo fiscalização em diversas áreas que impactam o meio ambiente e os recursos hídricos da região. Além da repressão a crimes ambientais, o programa promove educação ambiental em comunidades, escolas, feiras e na mídia local, buscando conscientizar a população sobre a importância da preservação do Velho Chico e de sua biodiversidade.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile