23.2 C
Guanambi
19.3 C
Vitória da Conquista

Capivara foi resgatada após ser encontrada em piscina de clube em Guanambi

Mais Lidas

Na manhã desta terça-feira, 22 de outubro, uma capivara foi encontrada dentro da piscina do Recreio Tênis Clube, em Guanambi.

O animal, uma fêmea adulta, foi notado pela diretoria do clube, que rapidamente acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros para o resgate.

A equipe da secretaria chegou ao local antes e constatou que a capivara já apresentava sinais de cansaço devido ao tempo que passou nadando sem conseguir sair da piscina. Com a ajuda dos funcionários do clube, os fiscais utilizaram uma rede de baliza do campo de futebol para retirar o animal da água.

Segundo Marcos Viana, Fiscal Ambiental da secretaria, apesar do cansaço, a capivara estava em boas condições de saúde e foi solta em seguida na lagoa do clube, onde vivem outras quatro capivaras.

“Ficamos preocupados com o longo tempo em que o animal ficou nadando para sobreviver e com possíveis danos devido à alta concentração de cloro na água. Conseguimos fazer o resgate, o animal foi salvo e se encontra bem”, explicou Marcos.

A capivara foi libertada na lagoa do clube, seu habitat natural, onde poderá se recuperar completamente do episódio.

As capivaras são animais semi-aquáticos e ótimas nadadoras, pois têm dedos unidos por uma membrana que facilita o nado. Elas mergulham e nadam sob a água quando se sentem em perigo, até se sentirem seguras. Em média, elas conseguem ficar submersas por até cinco minutos.

Consideradas como os maiores roedores do mundo, as capivaras podem medir até 1,30 metros e pesar até 100 quilos. São animais calmos e mansos, nativos da América do Sul, e vivem em locais próximos a corpos d’água.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas