Os institutos de meteorologia e modelos de previsão indicam que as chuvas devem diminuir nas regiões da Bahia que receberam as primeiras precipitações da primavera, embora ainda haja chance de novas pancadas em algumas localidades do estado nesta terça-feira, 22 de outubro.
A previsão é de que as chuvas se concentrem na faixa litorânea do estado, podendo eventualmente chegar a áreas serranas, como a Chapada Diamantina e o Planalto da Conquista. Nestas localidades, são esperadas apenas chuvas isoladas e fracas, e baixa probabilidade de temporais generalizados, com excessão do extremo-sul, onde podem ocorrer chuvas mais fortes.
No próximo fim de semana e nos últimos dias do mês, pode voltar a chover em boa parte do interior do estado, no entanto, as previsões apontam muitas divergências sobre a abrangência e volume das próximas chuvas.
Na capital Salvador, a previsão indica volume baixo de chuvas nos próximos sete dias, com acumulado esperado abaixo dos 10 mm.
Desde quarta-feira (16), instabilidades climáticas trouxeram chuvas para várias regiões da Bahia, incluindo áreas de divisa com Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. Também ocorreram chuvas significativas no Sul e Centro-Norte do estado.
Veja também: Inmet divulgou previsão para todo o Brasil até 28 de outubro
Recuperação da umidade e início das safras
Em algumas regiões, as chuvas ajudaram a recuperar a umidade do solo, permitindo o início das safras de grãos e outras culturas, principalmente no Extremo-Oeste, a área mais produtiva do estado. Em Barreiras, o acumulado nos últimos sete dias foi de 52 mm, de acordo com as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Correntina, também na mesma região, o volume chegou a quase 100 mm no mesmo período. No entanto, algumas localidades ainda registraram volumes insuficientes para reverter a estiagem de forma satisfatória.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) monitorou diversas cidades da Bahia. América Dourada, na região de Irecê, registrou o maior acumulado de chuvas, com 136 mm. Outras cidades que também superaram os 100 mm incluem Mairi (130 mm), Ruy Barbosa (125 mm) e Juazeiro (123 mm).
Veja a previsão completa para todo o estado
Chuvas em Guanambi e região
Em Guanambi, após 200 dias sem chuvas expressivas, o acumulado foi de 32 mm na estação do Inmet, localizada no Aeroporto Isaac Moura Rocha, e de 19 mm no pluviômetro da Agência Sertão, no Centro da cidade.
Na região, os maiores acumulados registrados pelo Cemaden foram em Bom Jesus da Lapa (82 mm), Palmas de Monte Alto (65 mm), Tanque Novo (63 mm), Camamu (60 mm), Igaporã (58 mm) e Carinhanha (47,6 mm).
A previsão para estas localidades indica tempo mais firme ao longo da semana, com máximas podendo superar os 34ºC e pequena chance de pancadas de chuva no fim de semana.
Cidades da Bahia com mais chuvas nos últimos sete dias (Cemaden)
- América Dourada: 136 mm
- Mairi: 130 mm
- Ruy Barbosa: 125 mm
- Juazeiro: 123 mm
- Candeias: 98 mm
- Ilhéus: 96 mm
- Presidente Jânio Quadros: 95 mm
- Bom Jesus da Lapa: 82 mm
- Lajedinho: 82 mm
- Nova Viçosa: 71 mm
- Palmas de Monte Alto: 65 mm
- Tanque Novo: 63 mm
- Camamu: 60 mm
- Igaporã: 58 mm