O Ministério das Comunicações anunciou a liberação do serviço de Retransmissão de Televisão (RTV) para 14 municípios da Bahia, permitindo que essas localidades recebam sinais de TV com maior qualidade e menos interferências.
As portarias que autorizam o início dos serviços foram publicadas no Diário Oficial da União nesta terça-feira (22).
As cidades contempladas são: Pilão Arcado, Riachão do Jacuípe, Carinhanha, Mucuri, Seabra, Rio Real, Conceição do Coité, Inhambupe, Cansanção, Ipirá, Ipiaú, Iuiú, Tanhaçu e Rio do Antônio (Ibitira).
Na segunda-feira (21), outros 11 municípios do estado tiveram canais autorizados – Queimadas, Santa Luzia, Itambé, Itiúba, Ibirapuã, Barra, Potiraguá, Itagimirim, Itagibá, Cotegipe e Camamu.
Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a ampliação do serviço de RTV faz parte de um esforço para garantir que mais brasileiros, especialmente aqueles em locais remotos, tenham acesso a uma programação de qualidade.
“A nossa meta é que pessoas no país inteiro, principalmente em locais mais remotos, tenham acesso a informação e programação cultural e de entretenimento com imagem de mais qualidade e com menos risco de interferências nos canais”, afirmou o ministro.
Canais de TV liberados por cidade:
- Rio do Antônio: TV Sudoeste (Rede Bahia/Globo)
- Inhambupe, Seabra, Riachão do Jacuípe, Ipiaú, Cansanção, Iuiu, Ipirá, Rio Real, Pilão Arcado, Conceição do Coité: TV Aratu (SBT)
- Tanhaçu, Carinhanha: Televisão Itapuã (Record)
- Mucuri: Televisão Sul Bahia de Teixeira de Freitas (RIT)
Liberados na segunda-feira
- Cotegipe, Itambé, Camamu, Itiúba: TV Aratu (SBT)
- Barra, Itagimirim, Potiraguá, Ibirapuã, Itagibá: Televisão Sul Bahia de Teixeira de Freitas (RIT)
- Santa Luzia: TV Santa Cruz (Rede Bahia/Globo)
- Queimadas: Televisão Itapoan (Record)
Processo de Implementação
Com a publicação das portarias, as emissoras que receberam a liberação devem obter a autorização junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e solicitar o licenciamento das estações no prazo estabelecido.
O que é RTV?
O serviço de Retransmissão de Televisão (RTV) tem como finalidade retransmitir os sinais de estações geradoras de televisão, garantindo que eles cheguem a regiões onde o sinal original não alcança ou é recebido com baixa qualidade. A RTV pode ser de caráter primário, com proteção contra interferências, ou secundário, sem essa proteção.
As autorizações para retransmissão podem ser para canais comerciais ou educativos, e são parte de um esforço contínuo para expandir o alcance da TV digital no Brasil.