Projeto de incentivo a apicultura no Nordeste receberá R$ 15 milhões de financiamento da Finep

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai receber R$ 15 milhões em novos investimentos para apoiar ações ligadas à apicultura.

O projeto “Rede Nordeste de transição ecológica para apicultura e meliponicultura” foi selecionado pela chamada pública Pró-Infra Centros Temáticos, organizada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A iniciativa será realizada em parceria com o Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec) por meio de um acordo de cooperação técnica.

O resultado da chamada pública da Finep, divulgado nesta terça-feira (22), também inclui o projeto na linha de pesquisa “Transição Ecológica”.

A ação tem como objetivo a formação de uma rede voltada à bioeconomia, inovação tecnológica, mudanças climáticas e geração de renda, com foco na apicultura e meliponicultura em Sergipe e outros estados do Nordeste.

A rede contará com a colaboração da Secretaria de Estado da Agricultura de Sergipe, do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e das universidades federais de Sergipe (UFS), do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Entre os principais objetivos estão a rastreabilidade de produtos apícolas, a produção de mudas biotecnológicas e a avaliação do impacto de defensivos agrícolas na cadeia produtiva.

A execução do programa, que terá duração de cinco anos, será coordenada pelo Sergipetec e gerenciada pelo engenheiro florestal Ronaldo Fernandes, da Codevasf.

Fernandes destacou a relevância das abelhas para a segurança alimentar e os agroecossistemas, alertando para os impactos negativos que o desmatamento e o uso de defensivos agrícolas causam nas colmeias.

“Entender esse processo e propor soluções inovadoras e biotecnológicas de maneira a criar sinergia entre as atividades é uma das missões dessa rede que será coordenada pela Codevasf”, afirmou o engenheiro florestal.

O projeto se alinha às prioridades do Governo Federal, visando ao desenvolvimento sustentável e à redução dos impactos climáticos.

A iniciativa também reforça a Rota do Mel em Sergipe, ação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que busca fortalecer a cadeia produtiva da apicultura e atrair investimentos e políticas públicas para o setor no estado.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile