20.6 C
Guanambi
17.4 C
Vitória da Conquista

Avião da empresa baiana Abaeté caiu no interior de São Paulo

Mais Lidas

Na tarde desta quarta-feira, 23 de outubro, um avião de pequeno porte caiu em uma área de mata em Santa Branca, na região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo. A queda ocorreu durante uma forte tempestade.

A aeronave, um Embraer-121 Xingu, de matrícula PT-MBU e propriedade da empresa baiana Abaeté Taxi Aéreo, colidiu com um morro antes de desaparecer dos radares de monitoramento da Força Aérea Brasileira (FAB) às 18h39.

Os destroços do avião que partiu de Florianópolis (SC) com destino a Belo Horizonte (MG), foram localizados durante a noite pelas equipes de resgate. Até o momento, não há informações sobre os ocupantes ou se há sobreviventes. Veja também: Piloto de Guanambi está entre as vítimas da queda do avião

Os bombeiros informaram que as condições adversas, como chuva intensa e baixa visibilidade, têm dificultado o acesso ao local. A corporação também informou que, em meios aos destroços do avião, foram encontrados diversos documentos e também equipamentos médicos.

“O estado de destruição da aeronave e as condições climáticas estão complicando os esforços de localização das vítimas”, disse o Corpo de Bombeiros em nota. Os destroços foram encontrados perto da divisa entre os municípios de Paraibuna e Santa Branca, cerca de 100 km de São Paulo.

As circunstâncias do acidente já estão sendo investigadores pelo Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Seripa-IV, órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Relatos e situação do acidente

De acordo com o g1, moradores da região afirmaram ter ouvido um barulho semelhante a uma falha no motor da aeronave, seguido por uma explosão. Segundo a Defesa Civil, mais de 40 milímetros de chuva caíram em Santa Branca nas últimas horas, agravando a situação meteorológica.

A operação de busca é coordenada pelo Salvaero, da FAB, e envolve equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil. O local é de difícil acesso, o que torna os trabalhos ainda mais desafiadores.

Embraer-121

O Embraer-121 Xingu que caiu foi fabricado no Brasil em 1982 e pertence à Abaeté desde 2006. Ele é um avião de pequeno porte com oito assentos e capacidade para até seis passageiros, sendo o primeiro modelo pressurizado da Embraer.

De acordo com os dados de registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o modelo com dois motores turbo-hélice possui autorização para realizar táxi aéreo e está com situação regular, com certificados válidos até julho de 2025.

A aeronave consegue atingir até 456 km/h e voar a uma altitude máxima de 28 mil pés.

Além de realizar fretamento de táxi aéreo, a Abaeté possui também linhas regulares ligando Salvador a três destinos turísticos do litoral baiano – Boipeba, Morro de São Paulo e Península de Marau.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas