Uma operação especial da Neoenergia Coelba identificou cerca de 200 furtos de energia no Oeste da Bahia desde o início deste mês.
Segundo a concessionária, a energia recuperada seria suficiente para abastecer a cidade de Vitória da Conquista por duas semanas.
Eletricistas atuaram nas cidades de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e Rosário, onde recuperaram 22,2 milhões de quilowatt-horas, o equivalente ao consumo de 350 mil residências por duas semanas.
A operação tem como foco a inspeção de propriedades agrícolas, comerciais e industriais, que respondem pela maior parte do consumo na região, de acordo com dados obtidos pelo jornal Correio.
As equipes estão fiscalizando a regularidade do fornecimento e aplicando sanções, além de abrir processos judiciais nos casos de furto.
A criação de ligações clandestinas, os chamados “gatos”, tem sido a infração mais comum, causando riscos à segurança local e prejudicando a rede elétrica.
Ricardo Bastos, gerente de operações da Coelba, explicou que a operação mapeou unidades com consumo incompatível com suas atividades e que equipes foram designadas para realizar inspeções em campo.
Bastos também destacou o apoio policial em algumas situações, reforçando a seriedade da ação: “Isso demonstra o caráter de ilegalidade de quem comete o furto de energia e a gravidade dessa prática, que pode comprometer a segurança da rede elétrica e o fornecimento regular de energia.”
A operação ainda deve passar pelos municípios de Mambaí, Bom Jesus da Lapa e Ibotirama.
Denúncias de fraudes ou furtos de energia podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba