SAC terá atendimento especial para novo RG neste sábado em Brumado, Feira de Santana, Guanambi, Vitória da Conquista e mais oitos cidades

O Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC) promoverá um atendimento especial para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em 14 unidades localizadas no interior da Bahia. Os postos de atendimento, incluindo Alagoinhas, Brumado, Vitória da Conquista I e II, Feira de Santana I e II, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Senhor do Bonfim e Valença, funcionarão neste sábado, 26 de outubro, das 8h às 12h, exclusivamente para a emissão da CIN.

O agendamento para o atendimento deve ser realizado previamente, por meio do aplicativo ou do portal oficial do governo da Bahia, acessível no site do gov.ba Os cidadãos também podem entrar em contato com o call center pelo número (71) 4020-5353 para ligações de celular ou 0800 071 5353 para ligações de telefone fixo.

A primeira via da CIN é gratuita e contará com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para obter o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil em original. Caso a certidão esteja plastificada, é obrigatório levar também uma cópia. Além de servir como identificação, a nova carteira permitirá a inclusão de outros documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Informações adicionais sobre condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, também poderão ser adicionadas.

Outra novidade introduzida com a CIN é a possibilidade de inclusão do nome social, que poderá ser solicitado pelo próprio cidadão. Em caso de alteração do nome na certidão de nascimento, apenas o novo registro será considerado. A CIN também estará disponível em versão digital no portal GOV.BR três dias após a impressão. O documento inclui um QR Code para verificação da autenticidade e dos dados.

Importante destacar que os cidadãos não precisam se apressar em trocar o documento. O antigo RG permanecerá válido até 28 de fevereiro de 2032. A validade da CIN varia conforme a faixa etária: para crianças de 0 a 12 anos, a validade é de 5 anos; para jovens de 12 a 60 anos, 10 anos; e para pessoas acima de 60 anos, a validade é indeterminada.

Para mais informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial e o portal do SAC. A implementação da CIN na Bahia é uma iniciativa do Departamento de Polícia Técnica (DPT), ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), em colaboração com a Saeb e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM).

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile