O calor voltou com intensidade em Guanambi e nos municípios da região. Na tarde deste sábado, 26 de outubro, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou uma máxima de 38,5ºC, por volta das 15h.
Esta foi a segunda maior temperatura registrada em 2024 na cidade, ficando atrás apenas dos 39,4ºC alcançados no último dia 9. Na sexta-feira, a máxima havia chegado a 36,4ºC. O dia já começou quente, com mínima de 23,9ºC. Ao meio dia, a temperatura já passava dos 36ºC.
Além das altas temperaturas, a umidade do ar também ficou baixa, atingindo apenas 22% nos períodos mais quentes e secos do dia, tornando o clima ainda mais desconfortável. No início da noite, ventos mais intensos ajudaram a amenizar a sensação térmica, com rajadas próximas de 40 km/h.
Outras cidades baianas também registraram temperaturas elevadas. No Extremo Oeste, Formosa do Rio Preto teve máxima de 39,6ºC, enquanto Santa Rita de Cássia e Ibotirama chegaram a 39ºC. Correntina registrou 38,7ºC, Barra 38,3ºC, e Barreiras 38ºC.
Previsão
Para este domingo (27), a previsão indica que o calor deve continuar intenso, com possibilidade de máxima acima de 38ºC em Guanambi e até 40ºC nas cidades do Extremo Oeste.
No início da semana, espera-se uma leve redução das temperaturas, com possibilidade de mudanças mais significativas no clima a partir de quinta-feira (31), incluindo pancadas de chuva. Eventualmente, algumas localidades da faixa de divisa com Goiás e Minas Gerais podem receber algumas pancadas neste domingo devido a uma Zona de Convergência do Atlântico Sul formada de Norte a Sudeste.
Chuvas mais intensas podem ocorrer a partir do próximo domingo, 3 de novembro.
Veja a previsão para toda a Bahia