As inscrições para o processo seletivo do programa EmbarcaTech – Residência Tecnológica em Sistemas Embarcados foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, 1º de novembro. O programa tem como objetivo oferecer capacitação profissional técnica a estudantes do ensino médio, graduação, pós-graduação e portadores de diploma de nível técnico ou superior na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
A seleção está a cargo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Softex.
Serão disponibilizadas mil vagas para a primeira etapa do programa, das quais 200 são destinadas ao polo de formação de Juazeiro, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Os estudantes selecionados para a segunda fase poderão contar com a possibilidade de bolsa de estudos. Os interessados devem realizar a inscrição gratuita por meio de um formulário on-line, que está disponível no site oficial do programa.
Para participar do processo seletivo, os candidatos precisam residir na Bahia ou em municípios que estejam a uma distância de até 200 quilômetros das cidades polo. Os polos de formação incluem Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa e Feira de Santana, além de Juazeiro. O edital disponibiliza todos os pré-requisitos e documentos necessários para a inscrição.
O programa terá uma capacitação inicial de três meses, realizada de forma on-line, com atividades tanto síncronas quanto assíncronas. Ao final dessa fase, 20 participantes serão selecionados para a Residência Tecnológica, que terá a duração de 12 meses. Os residentes receberão uma bolsa de estudos no valor de R$ 3.100,00, totalizando 100 bolsas disponíveis para os cinco polos da Bahia.
O EmbarcaTech é uma iniciativa que se estende a cinco estados do Nordeste e ao Distrito Federal, com o intuito de promover a inovação tecnológica em Internet das Coisas (IoT). O programa visa fomentar debates, disseminar conhecimentos, formar redes de cooperação tecnológica e incentivar a criação de startups, além de facilitar a colaboração entre empresas e universidades. Mais informações sobre o processo seletivo e o cronograma completo podem ser consultadas no site oficial do programa.