23.1 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Inmet divulga previsão para o mês de novembro em todo o país

Mais Lidas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão climática para o mês de novembro em todo o Brasil, destacando a expectativa de chuvas e temperaturas em diversas regiões.

Para grande parte do Nordeste, centro-norte do Pará, Amapá, Roraima e áreas no sudoeste do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as chuvas devem ficar próximas ou abaixo da média histórica. Essa condição de menor precipitação preocupa principalmente o setor agrícola, que depende da umidade do solo para o desenvolvimento das culturas.

No Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima e partes do Amazonas, a previsão indica chuvas entre a média e acima do esperado. O Rio Grande do Sul também deve registrar precipitação dentro do padrão climático, embora algumas localidades possam superar a média histórica.

O Inmet destaca que essa previsão tem grande impacto nas atividades agrícolas. No Nordeste e parte da Amazônia, onde se espera uma redução de umidade no solo, há uma preocupação especial para a região conhecida como Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), onde as chuvas abaixo da média podem prejudicar o avanço do plantio da soja. Em contrapartida, no Centro-Oeste e Sudeste, espera-se uma recuperação dos níveis de umidade do solo, o que favorecerá o plantio e desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.

Na Região Sul, a previsão é de chuvas próximas à média, com boa umidade no solo, beneficiando os cultivos de inverno em fase de enchimento de grãos, além de contribuir para o desenvolvimento da safra 2024/2025. O mapa de previsão do Inmet ilustra essas variações, com áreas em cinza representando chuvas dentro da média, amarelo para abaixo da média e azul para acima.

Temperaturas

Em relação às temperaturas, a previsão aponta para valores acima da média em grande parte do país. Em tons laranja e vermelho no mapa, o Inmet indica que várias regiões, especialmente no norte das regiões Norte e Nordeste, podem registrar temperaturas médias superiores a 28ºC, com períodos de calor intenso.

No leste do Sudeste e algumas áreas do Sul, as temperaturas devem ficar próximas ou ligeiramente abaixo da média. Esse cenário será impulsionado por dias consecutivos de chuva, que podem suavizar as temperaturas em localidades pontuais.

Essas condições meteorológicas destacadas pelo Inmet são cruciais para o planejamento agrícola e para a população em geral, que pode esperar um mês de novembro com contrastes climáticos em diversas regiões do Brasil.

Veja também: Confira a previsão do Inmet para todo o país até 4 de novembro

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas